top of page

Você já quis voltar no tempo depois de pecar?

Atualizado: 15 de jan. de 2021


Você já fez algo e depois se arrependeu? Algo que, se pudesse, você voltaria no tempo e apagaria? Provavelmente isso já aconteceu com você quando você pecou. Definitivamente já aconteceu comigo!


Certa vez eu agi em desacordo total com a vontade de Deus. Desobedeci conscientemente. Mas demorei para admitir que estava errada, e mesmo quando eu admiti, ainda o fiz pelos motivos errados. Mesmo após “parar” com aquela desobediência, o Espírito Santo ainda teve que me mostrar os erros de todo o processo, inclusive, do egoísmo que finalizou essa fase terrível.


Quando eu finalmente entendi a seriedade do que eu havia feito tudo o que eu conseguia sentir era culpa e tristeza. Remorso. Se eu pudesse, voltava no tempo e fazia tudo diferente! E não importava o quanto eu pedia perdão, nem para Deus e nem para as pessoas que eu acabei machucando no processo, aquela culpa simplesmente não saía de mim! Então, o Espírito Santo trouxe a minha mente o seguinte versículo:


A tristeza segundo Deus produz um arrependimento que leva à salvação e não remorso, mas a tristeza segundo o mundo produz morte.


No começo eu fiquei confusa, não sabia se a tristeza que eu sentia era arrependimento ou remorso. Então decidi ler todo o capítulo 7 de 2 Coríntios, e no versículo 10 Paulo explica o que significa a tristeza com arrependimento:


Vejam o que esta tristeza segundo Deus produziu em vocês: que dedicação, que desculpas, que indignação, que temor, que saudade, que preocupação, que desejo de ver a justiça feita! Em tudo vocês se mostraram inocentes a esse respeito.


Diante deste versículo eu percebi que a diferença entre tristeza com arrependimento e tristeza com remorso está nos frutos da sua tristeza. A tristeza com remorso vai nos matando aos poucos, pois ficamos cada vez piores diante da impossibilidade de mudar o passado e vamos sendo consumidos pela culpa que sentimos diante da consequência do nosso pecado. Já a tristeza segundo Deus traz frutos de crescimento. Se você tem algum tempo de caminhada com Deus vai perceber que geralmente após um período de tristeza, de conflitos internos diante dos seus pecados, você percebeu em algum momento a necessidade de mudar e começou a buscar esta mudança em Deus! Esta é a tristeza com arrependimento que leva a salvação!


Se a sua tristeza produz mudança, produz algo genuíno que te transforme para o melhor, então essa tristeza vem de Deus e é o arrependimento produzido pelo Espírito Santo em você. Se essa tristeza te traz apenas culpa, apenas aquele sentimento de “queria poder voltar no tempo”, e te faz ficar sentindo mal sem te trazer bons frutos, então esta é a tristeza segundo o mundo.


Portanto, se você está se sentindo muito mal diante da situação que vive, e agora que você já sabe a diferença entre arrependimento e remorso, quero te convidar a meditar nestes textos e verificar se na sua vida a tristeza tem produzido frutos de salvação ou de morte.


Seja qual for a sua conclusão, leve isso em oração ao Senhor e permita que o Espírito Santo ministre o seu coração!

159 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page