top of page

Vamos falar sobre o centro da vontade de Deus?

Essa semana eu tenho pensado sobre a frase "centro da vontade de Deus". Hoje em dia ouvimos essa frase num contexto que nos leva a pensar que o "centro da vontade de Deus" é um lugar onde nós chegamos para nunca mais experimentar qualquer espécie de dificuldade e desconforto. É quase como um lugar encantado, se nos esforçarmos o bastante, vamos achar o "centro da vontade de Deus" e tudo será perfeito!


Eu entendo de onde vem essa ideia e durante muito tempo eu acreditei. Afinal, a bíblia nos diz que a vontade de Deus é boa, agradável e perfeita, não é? É natural que, ao ouvir essa promessa, nosso coração comece a desejar esse lugar bom, perfeito e agradável.


Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:2)


Acontece que, na prática, viver o centro da vontade de Deus é extremamente desafiador. Não se assuste, é um desafio que nunca precisamos enfrentar sozinhas, afinal, temos o Espirito do próprio Deus em nós e Ele nos capacita. Mas não se engane, apesar de ser extremamente gratificante ser coparticipante da obra de Deus, continua sendo algo extremamente desafiador!


O meu problema com a fase "centro da vontade de Deus" na forma como ela é muitas vezes pregada, é que muitos, convenientemente, deixam de lado a parte do desafio e geram a falsa impressão de que se você está vivendo uma fase difícil da vida, você está fora da vontade de Deus. Isso não poderia estar mais distante da verdade!


Quando olhamos pra Bíblia vemos pessoas vivendo desafios gigantescos enquanto estavam no centro da vontade de Deus. José no Egito, que antes de se tornar grande governador que foi e salvar uma país inteiro da fome, passou anos sendo escravizado e então viveu mais muitos anos na prisão injustamente. Daniel na Babilônia, para poder estar num lugar de influência na corte do rei Nabucodonosor, foi tirado do seu povo e arrancado da sua cultura, sem falar na cova dos leões. Temos ainda o próprio Jesus, o centro da vontade de Deus era a sua crucificação.


Diante dessas histórias você poderia começar a se perguntar se a vontade de Deus é realmente boa, agradável e perfeita. E é aí que precisamos nos lembrar que o nosso conceito de bom, agradável e perfeito é limitado pelo nosso desejo de conforto e nosso egoísmo, enquanto o Senhor tem planos mais altos que os nossos. O Senhor sabe quais as situações que precisamos viver para amadurecermos até estarmos prontas para viver o nosso propósito e ele não deixa de nos moldar para nos manter confortáveis.


Temos que começar a encarar os desafios da jornada como algo bom, agradável e perfeito, não porque a situação em si seja boa, mas porque aquele desafio é permissão do Deus perfeito! E se vem de Deus, é bom, não porque é fácil, mas porque Ele tem olhos mais altos que os nossos. Ele vê a jornada inteira enquanto nós só enxergamos o que está diante dos nossos olhos. O desafio no centro da vontade de Deus é mais agradável que o conforto longe dos Seus caminhos!


É por isso que a bíblia nos diz para renovar a nossa mente, porque somente quando resignificamos nossas prioridade para as prioridades de Deus é que passamos a entender a sua vontade como perfeita!


Por isso, se você tem buscado ao Senhor e ainda assim tem enfrentado desafios, dê glórias a Deus! O Senhor está te moldando! Você tem o Conselheiro em você, e Ele vai te capacitar com sabedoria e discernimento para vencer essa batalha!


Assim como José, Daniel e Jesus, a sua vitória será uma benção pra você e para muitos outros além de você!

1.177 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page