top of page

Entenda como funciona a armadura do cristão (Efésios 6) | Todo cristão deveria saber disso!




Você consegue perceber as batalhas que precisa lutar ao longo da vida? Talvez seja um problema financeiro, uma dificuldade em vencer um pecado, uma perseguição no seu trabalho ou uma doença na família. Sabe, as batalhas são inevitáveis, mas Deus às usa pra nos moldar! Mais ainda, Ele não apenas nos coloca na batalha, Ele nos equipa e nos prepara para vencer!

Acontece que muitas vezes nós não usamos as armas celestiais para lutar, esquecemos que nossa luta não é contra pessoas ou coisas naturais, e tentamos fazer tudo na nossa força. Resultado? Derrota. Hoje o Senhor quer que você saiba que não precisa perder suas batalhas, você já tem tudo o que precisa pra vencer!

Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz. Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno. Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos. Efésios 6:10-18

O texto acima nos ensina que a nossa luta não é contra pessoas ou coisas, mas que essa batalha acontece no mundo espiritual. Também aprendemos que nós temos um inimigo e que ele usa ciladas (armadilhas, manipulações) pra tentar nos derrotar e que nós devemos vestir a armadura de Deus para conseguir resistir.

A nossa armadura tem vários elementos e nós precisamos cuidar para usar cada um deles!

  • Cinto da verdade: O cinto é a peça que segura nossa armadura no lugar. Ou seja, sem a verdade, vamos facilmente ser enganados a não colocar corretamente a nossa armadura. É muito comum que o diabo use mentiras para nos enganar e distrair, pra abrir uma brecha na nossa armadura. Mas lembre-se: Jesus é a nossa verdade e nós não devemos dar ouvidos a qualquer discurso diferente daquele que Jesus ensinou!

  • Couraça da justiça: A couraça é um colete que cobre os órgãos vitais. Isso significa que, para proteger nosso coração, devemos andar em justiça, ou seja, fazendo o que é justo, andar em santidade. Quando pecamos, abrimos uma brecha para que o diabo mexa com as nossas emoções. E o nosso coração pode ser enganoso. A santidade é a colete que protege nosso coração. Não se deixe enganar, o pecado tem consequências e nos enfraquece! Busque a santidade, busque forças no Senhor para conseguir alcançá-la!

  • Pés calçados com a prontidão do evangelho: O evangelho é o caminho que devemo seguir. Devemos estar prontos para caminhar nele. Qualquer desvio nos deixa desprotegidas, por isso, precisamos conhecer bem o evangelho, para poder caminhar nele de forma segura.

  • Escudo da fé: A nossa fé é o escudo que nos protege! Mesmo que ela pareça loucura para os outros, é nela que devemos nos apoiar. Perceba que o texto nos diz que a fé afasta os dardos inflamados do inimigo, significa que o diabo vai tentar te atacar com incredulidade e mentiras, mas você tem uma defesa poderosa! A sua fé! Devemos crer, e quando cremos, estamos protegidas!

  • Capacete da salvação: O capacete protege a cabeça, isso significa que a salvação protege a nossa mente. A nossa mente é o lugar onde a batalha acontece, e o diabo vai tentar te atacar com condenação, vai tentar te fazer sentir culpada pelos seus pecados, vai tentar te fazer sentir indigna. Mas lembre: JESUS JÁ PAGOU O PREÇO! Nós somos pecadores, mas também somos PERDOADOS! Sobre você não há nenhuma condenação! Você foi justificada pelo sangue de Jesus! Você não é digna pelos seus próprios méritos, você é digna porque Jesus te fez digna! Creia nisso, declare isso!

  • Espada do espírito: A espada é a palavra de Deus. Perceba que todas as peças da armadura servem pra te proteger, e a espada serve pra atacar! Com ela você vai contra-atacar! Quando o inimigo vier te tentar, tentar te enganar, tentar te derrubar, você declara a palavra de Deus para fazer ele fugir! Quando você estuda a bíblia, você fica cada vez mais preparada pra lutar! Assim como Jesus no deserto (Lucas 4:1-13).

  • Orem em todas as ocasiões: Muitas pessoas falam da armadura e contam apenas os 6 itens acima. Mas perceba que o texto nos ensina que, para lutar, devemos orar! Quando você ora, você está chamando o seu Pai pra lutar do seu lado! E o seu Pai é o Deus todo poderoso! O Senhor dos exércitos! A oração é uma arma poderosa, não a deixe de lado!

Veja como Deus nos ensinou e nos equipou a lutar nossas batalhas com armas espirituais. O diabo já sabe que ele não pode te destruir, então ele tenta te distrair. Ele tenta te fazer acreditar que o problema é o seu chefe, o dinheiro, a circunstância. Mas lembre que a nossa batalha é vencida no mundo espiritual! Na próxima vez que você sentir que está vivendo uma batalha, lembre de usar sua armadura e chamar o Senhor para lutar ao seu lado! Eu tenho certeza de que você saíra vitoriosa!

408 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page