Quando Deus te chama | Episódio 05 | Notas do podcast

Oi pessoal, sejam bem-vindos a mais um episódio do nosso podcast! Hoje eu vim compartilhar algo muito especial! Vocês vão ouvir a minha primeira pregação! Eu preguei pela primeira vez há alguma semanas, e a base da mensagem foi a vida de Josué. Se você conhece a minha história você sabe que o livro de Josué é muito importante pra mim, foi através de Josué 1:7 que Deus falou comigo pela primeira vez, eu conto essa experiência em detalhes no primeiro episódio do podcast. Por isso, quando Deus me chamou para pregar pela primeira vez e me disse para falar sobre Josué, eu entendi que um ciclo estava se encerrando e um novo tempo estava começando.


Vou falar mais sobre isso num outro dia, num episódio aqui ou num vídeo do Youtube, mas queria fazer essa introdução porque essa mensagem foi muito especial pra mim e estou feliz por poder compartilhar isso com você!


Tenho certeza de que Deus quer falar ao seu coração, então, preste atenção!


Se você puder, pegue seu caderno e anote, porque tenho certeza de que Deus vai te dar revelações poderosas sobre o seu propósito através dessa mensagem. É o que eu oro, em nome de Jesus. Amém.






Confira o episódio completo!



 

Notas do podcast:


A primeira vez que nós ouvimos falar de Josué é em Êxodo 17, Deus mandou o povo acampar em um lugar chamado Refidim e, do nada, surge um povo chamado "Amalequitas" e eles atacam Israel. E a primeira vez que nós ouvimos o nome de Josué é nesse contexto de batalha:

Sucedeu que os amalequitas vieram atacar os israelitas em Refidim. Então Moisés disse a Josué: "Escolha alguns dos nossos homens e lute contra os amalequitas. Amanhã tomarei posição no alto da colina, com a vara de Deus em minhas mãos". Josué foi então lutar contra os amalequitas, conforme Moisés tinha ordenado. (...) E Josué derrotou o exército amalequita ao fio da espada. Depois o Senhor disse a Moisés: "Escreva isto num rolo, como memorial, e declare a Josué que farei que os amalequitas sejam esquecidos para sempre debaixo do céu". Moisés construiu um altar e chamou-lhe "o Senhor é minha bandeira". E jurou: "Pelo trono do Senhor! O Senhor fará guerra contra os amalequitas de geração em geração". Êxodo 17:8-10,13-16

Qual a primeira coisa que aprendemos sobre Josué?

  • Ele era um guerreiro

  • Ele era obediente

  • E Deus para tudo e manda Moisés falar especificamente com Josué.

E eu acredito que isso chamou a atenção de Josué, porque a próxima vez que nós ouvimos falar dele é quando Moisés está subindo o monte para receber de Deus as tábuas com a lei e os 10 mandamentos, e chama Josué pra subir com ele. E nós descobrimos que Josué se tornou auxiliar de Moisés!

Disse o Senhor a Moisés: "Suba a mim, ao monte, e fique aqui; e lhe darei as tábuas de pedra com a lei e os mandamentos que escrevi para a instrução do povo". Moisés partiu com Josué, seu auxiliar, e subiu ao monte de Deus. Êxodo 24:12-12

40 dias depois:

Então Moisés desceu do monte, levando nas mãos as duas tábuas da aliança; estavam escritas em ambos os lados, frente e verso. As tábuas tinham sido feitas por Deus; o que nelas estava gravado fora escrito por Deus. Quando Josué ouviu o barulho do povo gritando, disse a Moisés: "Há barulho de guerra no acampamento". Respondeu Moisés: "Não é canto de vitória, nem canto de derrota; mas ouço o som de canções! " Quando Moisés aproximou-se do acampamento e viu o bezerro e as danças, irou-se e jogou as tábuas no chão, ao pé do monte, quebrando-as. Êxodo 32:15-19

Qual a segunda coisa que nós aprendemos sobre Josué?

  • Ele se tornou auxiliar de Moisés.

  • Ele continuava com um coração de guerreiro, porque enquanto uns ouviam canções, ele ouvia barulhos de guerra!

Eu olho isso e me coloco no lugar de Josué: um povo rebelde versus um lider que tinha intimidade com o Deus que fazia todas aquelas maravilhas. Como será que ele se sentia caminhando perto de Moisés? Dá pra ter uma ideia na próxima menção que a Bíblia faz dele, mostrando um costume seu:

Moisés costumava montar uma tenda do lado de fora do acampamento; ele a chamava Tenda do Encontro. Quem quisesse consultar a Deus ia à tenda, fora do acampamento. Sempre que Moisés ia até lá, todo o povo se levantava e ficava de pé à entrada de suas tendas, observando-o, até que ele entrasse na tenda. Assim que Moisés entrava, a coluna de nuvem descia e ficava à entrada da tenda, enquanto o Senhor falava com Moisés. Quando o povo via a coluna de nuvem parada à entrada da tenda, todos prestavam adoração de pé, cada qual na entrada de sua própria tenda. O Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala com seu amigo. Depois Moisés voltava ao acampamento; mas Josué, filho de Num, que lhe servia como auxiliar, não se afastava da tenda. Êxodo 33:7-11

Qual a terceira coisa que nós aprendemos sobre Josué?

  • Ele ansiava por Deus! Enquanto o povo observava a tenda do encontro de longe, ele não se afastava da tenda!

Ok, tudo isso acontecendo, Deus está dando costumes e identidade ao seu povo, transformando ele em uma nação. Mas e a terra prometida? E então, depois de anos, finalmente está chegando a hora de espiar a terra de Canaã,! Deus diz pra Moisés mandar espias! Entre eles está Josué!

E o Senhor disse a Moisés: "Envie alguns homens em missão de reconhecimento à terra de Canaã, terra que dou aos israelitas. Envie um líder de cada tribo dos seus antepassados". Assim Moisés os enviou do deserto de Parã, conforme a ordem do Senhor. Todos eles eram chefes dos israelitas. São estes os seus nomes: da tribo de Rúben, Samua, filho de Zacur; da tribo de Simeão, Safate, filho de Hori; da tribo de Judá, Calebe, filho de Jefoné; da tribo de Issacar, Jigeal, filho de José; da tribo de Efraim, Oséias, filho de Num; da tribo de Benjamim, Palti, filho de Rafu; da tribo de Zebulom, Gadiel, filho de Sodi; da tribo de José, isto é, da tribo de Manassés, Gadi, filho de Susi; da tribo de Dã, Amiel, filho de Gemali; da tribo de Aser, Setur, filho de Micael; da tribo de Naftali, Nabi, filho de Vofsi; da tribo de Gade, Güel, filho de Maqui. São esses os nomes dos homens que Moisés enviou em missão de reconhecimento do território. ( A Oséias, filho de Num, Moisés deu o nome de Josué. ) Números 13:1-16

Vamos fazer uma pausa e pensar um pouco sobre essa mudança de nome.

Como vimos na introdução, nomes são importantes pra Deus, tanto que ele mudou o nome de Jacó, que significava enganador, para Israel, que significava "aquele que luta com Deus" para marcar o encontro que Jacó teve com Deus. E esse se tornou o nome de seu povo.

Depois que Jacó retornou de Padã-Arã, Deus lhe apareceu de novo e o abençoou, dizendo: "Seu nome é Jacó, mas você não será mais chamado Jacó; seu nome será Israel". Assim lhe deu o nome de Israel. Gênesis 35:9,10

A mudança de nome de Josué: Oseias significa "Salvação". Faz sentido que sua mãe tenha dado esse nome a ele se pensarmos que ele nasceu numa época em que o povo ansiava por salvação, por ser liberto da escravidão no Egito. Agora, Josué significa "Deus é a salvação".

Se coloque no lugar de Josué. Imagine, toda vez que alguém te chama você ouve o anseio de salvação. Não é a toa que ele se tornou um guerreiro. Agora, toda vez que Moisés, o seu líder, seu exemplo e referência, sempre que ele te chama, ele te lembra: Deus é a salvação.

Olha que interessante: A bíblia nos mostra essa mudança de nome dentro do contexto em que Josué está indo espiar a terra prometida. Guarda essa informação!

Agora vamos ouvir o relato desses espias que foram ver a terra que Deus prometeu pra eles:

Então Moisés e Arão prostraram-se, rosto em terra, diante de toda a assembléia dos israelitas. Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dentre os que haviam observado a terra, rasgaram as suas vestes e disseram a toda à comunidade dos israelitas: "A terra que percorremos em missão de reconhecimento é excelente. Se o Senhor se agradar de nós, ele nos fará entrar nessa terra, onde manam leite e mel, e a dará a nós. Somente não sejam rebeldes contra o Senhor. E não tenham medo do povo da terra, porque nós os devoraremos como se fossem pão. A proteção deles se foi, mas o Senhor está conosco. Não tenham medo deles! " Mas a comunidade toda falou em apedrejá-los. Números 14:5-10

Como eu disse, a mudança do nome de Josué é ressaltada nesse tempo. Faz sentido que diante do desafio, Josué acreditasse que o Senhor os salvaria, afinal, Deus é a salvação!! Então imagine o coração dele, a tristeza, sabendo que o povo tinha diante de si a escolha da vitória, mas escolhia o medo.

Qual a primeira coisa que nós aprendemos com Josué?

  • Deus é a salvação.

E a resposta de Deus pro povo? Declarou que nenhum daquela geração além de Calebe e Josué, entraria na terra prometida, condenando-os a mais 40 anos de deserto.

  • Números 14:30-38 Nenhum de vocês entrará na terra que, com mão levantada, jurei dar-lhes para sua habitação, exceto Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num. Mas, quanto aos seus filhos, sobre os quais vocês disseram que seriam tomados como despojo de guerra, eu os farei entrar para desfrutarem a terra que vocês rejeitaram. O cadáveres de vocês, porém, cairão neste deserto. Os filhos de vocês serão pastores aqui durante quarenta anos, sofrendo pela infidelidade de vocês, até que o último cadáver de vocês seja destruído no deserto. Durante quarenta anos vocês sofrerão a conseqüência dos seus pecados e experimentarão a minha rejeição; cada ano corresponderá a cada um dos quarenta dias em que vocês observaram a terra’. Eu, o Senhor, falei, e certamente farei essas coisas a toda esta comunidade ímpia, que conspirou contra mim. Encontrarão o seu fim neste deserto; aqui morrerão". Os homens enviados por Moisés em missão de reconhecimento daquela terra voltaram e fizeram toda a comunidade queixar-se contra ele ao espalharem um relatório negativo; esses homens responsáveis por espalhar o relatório negativo sobre a terra morreram subitamente de praga perante o Senhor. De todos os que foram observar a terra, somente Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, sobreviveram.

Bom, lá se passam os 40 anos, toda aquela geração morre, e nós vamos ouvir falar de Josué de novo num momento muito crucial! Moises estava perto de morrer e pede a Deus que levante um novo líder para Israel, um líder que vai levá-los à terra prometida. E quem Deus escolhe? Sim, Josué!

Moisés disse ao Senhor: "Que o Senhor, o Deus que a todos dá vida, designe um homem como líder desta comunidade para conduzi-los em suas batalhas, para que a comunidade do Senhor não seja como ovelhas sem pastor". Então o Senhor disse a Moisés: "Chame Josué, filho de Num, homem em quem está o Espírito, e imponha as mãos sobre ele. Faça-o apresentar-se ao sacerdote Eleazar e a toda a comunidade e o comissione na presença deles. Dê-lhe parte da sua autoridade para que toda a comunidade de Israel lhe obedeça. Ele deverá apresentar-se ao sacerdote Eleazar, que lhe dará diretrizes ao consultar o Urim perante o Senhor. Josué e toda a comunidade dos israelitas seguirão suas instruções quando saírem para a batalha". Moisés fez como o Senhor lhe ordenou. Chamou Josué e o apresentou ao sacerdote Eleazar e a toda a comunidade. Impôs as mãos sobre ele e o comissionou. Tudo conforme o Senhor tinha dito por meio de Moisés.Números 27:15-23

Qual a segunda coisa que a gente aprende com Josué?

  • Que Deus escolhe os que servem.

É isso! Chegou o momento! Josué que já era um grande guerreiro e passou a vida toda caminhando com Moisés e aprendendo a ser um líder, finalmente, usaria essas duas habilidades pra servir a Deus! Ele iria pra guerra, conquistar a terra que Deus prometeu! Imaginem como ele estava se sentindo? Eu estaria pulando de alegria! Finalmente, é agora! Mas aí, ele descobre que Moisés não vai com ele...

"Ninguém desta geração má verá a boa terra que jurei dar aos seus antepassados, exceto Calebe, filho de Jefoné. Ele a verá, e eu darei a ele e a seus descendentes a terra em que pisou, pois seguiu o Senhor de todo o coração" Por causa de vocês o Senhor irou-se contra mim e me disse: "Você também não entrará na terra. Mas o seu auxiliar, Josué, filho de Num, entrará. Encoraje-o, pois ele fará com que Israel tome posse dela. Deuteronômio 1:35-38

O final desse versículo nos dá uma pista sobre como seria difícil pra Josué fazer isso, o próprio Deus falou pra Moisés encorajar Josué. Por sinal, daqui pra frente a gente vê uma série de vezes Josué sendo encorajado:

Naquela ocasião também ordenei a Josué: "Você viu com os seus próprios olhos tudo o que o Senhor, o Deus de vocês, fez com estes dois reis. Assim o Senhor fará com todos os reinos pelos quais vocês terão que passar. Não tenham medo deles. O Senhor, o Deus de vocês, é quem lutará por vocês". Deuteronômio 3:21,22
Portanto, dê ordens a Josué, fortaleça-o e encoraje-o; porque será ele que atravessará à frente deste povo, e lhes repartirá por herança a terra que você apenas verá". Deuteronômio 3:27,28
Então Moisés convocou Josué e lhe disse na presença de todo o Israel: "Seja forte e corajoso, pois você irá com este povo para a terra que o Senhor jurou aos seus antepassados que lhes daria, e você a repartirá entre eles como herança. O próprio Senhor irá à sua frente e estará com você; ele nunca o deixará, nunca o abandonará. Não tenha medo! Não se desanime! " Deuteronômio 31: 1-8
O Senhor deu esta ordem a Josué, filho de Num: "Seja forte e corajoso, pois você conduzirá os israelitas à terra que lhes prometi sob juramento, e eu próprio estarei com você". Deuteronômio 31:23

Então Moisés morre, e é a hora de conquistar a terra prometida. Aqui começa o livro de Josué. E quais as primeiras coisas que nós vemos Deus falando pra ele?

"Seja forte e corajoso, porque você conduzirá esse povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados. Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem sucedido por onde quer que andar. Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido. Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar". Josué 1:6-9

Ele vai lá, dá ordens ao povo, e o que ele ouve?

Então eles responderam a Josué: "Tudo o que você nos ordenar, faremos, e aonde quer que nos enviar, iremos. Assim como obedecemos totalmente a Moisés, também obedeceremos a você. Somente que o Senhor, o seu Deus, seja com você, como foi com Moisés. Todo aquele que se rebelar contra as suas instruções e não obedecer às suas ordens, seja o que for que você lhe ordenar, será morto. Somente seja forte e corajoso! " Josué 1:16-18

Qual a terceira coisa que nós aprendemos com Josué?

  • Cumprir o propósito vai ser desafiador, mas podemos crer na vitória, não porque nós somos fortes, mas porque o Senhor é!

E diante da morte de Moisés, o que ele faz? Ele obedece o Senhor. E Deus começa a dar instruções à Ele que se assemelham muito à coisas que Moisés fez: Mandar espias pra terra, dividir o Rio Jordão como foi com o mar vermelho. Tudo pra estabelecer a autoridade que Deus deu à Josué para o povo.

Então chega a hora da guerra e nós vemos a primeira de muitas batalhas. Israel vai lutar contra Jericó, uma cidade completamente fortificada por uma muralha impenetrável. E Deus ordena o povo que marche ao redor da cidade apenas tocando instrumentos. No sétimo dia, a muralha cai e Israel vence a batalha.

  • Josué 6. Jericó estava completamente fechada por causa dos israelitas. Ninguém saía nem entrava. Então o Senhor disse a Josué: "Saiba que entreguei nas suas mãos Jericó, seu rei e seus homens de guerra. Marche uma vez ao redor da cidade, com todos os homens armados. Faça isso durante seis dias. Sete sacerdotes levarão cada um uma trombeta de chifre de carneiro à frente da arca. No sétimo dia, marchem todos sete vezes ao redor da cidade, e os sacerdotes toquem as trombetas. Quando as trombetas soarem um longo toque, todo o povo dará um forte grito; o muro da cidade cairá e o povo atacará, cada um do lugar onde estiver". Josué 6:1-5 No sétimo dia, levantaram-se ao romper da manhã e marcharam da mesma maneira sete vezes ao redor da cidade; foi apenas nesse dia que rodearam a cidade sete vezes. Na sétima vez, quando os sacerdotes deram o toque de trombeta, Josué ordeno