Os cristãos podem usar o eneagrama? Sim!

Você já conhece o eneagrama? Descubra como essa ferramenta pode te ajudar!



ACESSO RÁPIDO:

  1. O que é o eneagrama?

  2. Como funciona o eneagrama?

  3. O eneagrama e a bíblia.

  4. As 9 personalidades do eneagrama.

  5. Eneagrama: Teste de personalidade.

  6. Mais recursos sobre o eneagrama.



1. O que é o ENEAGRAMA?


Semelhante aos 4 temperamentos e as 5 linguagens do amor, o eneagrama é uma classificação de personalidades muito utilizada por profissionais que trabalham com autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e profissional. É um mapa de personalidades que te ajuda a entender como você pensa e a razão por trás dos seus comportamentos!


Recentemente, esta ferramenta vem sendo utilizada também nas igrejas e tem virado uma verdadeira febre! E não é sem motivo, esse autoconhecimento é extremamente útil em nossa caminhada com Jesus, pois conseguimos dar nome aos nossos conflitos internos, ficar de olho em nossos pontos fracos que geralmente nos levam a pecar, e também aprendemos a focar nos nossos pontos fortes, que costumam indicar o caminho do nosso propósito. Além de nos ajudar em nossos relacionamentos! Incrível, não é?


Para saber como eu conheci o eneagrama e como essa ferramenta me ajudou, assista o vídeo abaixo:



2. Como funciona o ENEAGRAMA?


O eneagrama ensina que nós não somos a nossa personalidade, que ela é apenas uma armadura que criamos ao longo da vida para nos defender. Essa armadura pode nos servir em muitos aspectos e nos prejudicar em outros. O objetivo é conhecer a sua armadura para saber quando você pode usá-la a seu favor e, se ela estiver atrapalhando sua caminhada, quando retirá-la.


Além das 9 personalidades, o eneagrama tem para cada personalidade os seguintes componentes: asas, tríades (ou centro de energia), rumos (segurança e estresse), níveis de desenvolvimento, subtipos (ou variantes instintivas). Ou seja, uma vez identificado o seu tipo de personalidade, você começa uma jornada de autoconhecimento, para saber cada detalhe de como você funciona! Hoje vou apenas apresentar as 9 personalidades, sem entrar em todos esses detalhes, mas se você quiser aprofundar os seus conhecimentos sobre o eneagrama, clique aqui e confira o nosso curso!



3. O ENEAGRAMA e a BÍBLIA.



Como toda ferramenta, o eneagrama pode ser usado para te ajudar a crescer ou para te prender no seu lugar. É muito comum as pessoas começarem a utilizar sua personalidade como desculpa ou justificativa para comportamentos ruins, ou ainda, adotarem o eneagrama como verdade absoluta, substituindo a bíblia. Não devemos cair nesse erro! Como diz a palavra, não devemos nos tornar escravos daquilo que não nos serve, devemos por todas as coisas a prova e reter aquilo que é bom (1 Tessalonicenses 5:21).


Confira um quadro que te explica como nós devemos encarar o eneagrama à luz da bíblia:




4. As nove personalidades do ENEAGRAMA.


Confira um resumo dos 9 tipos de personalidade do eneagrama, tente se identificar nas definições e comece a usar essa ferramenta a seu favor! Se não conseguir identificar, baixe o teste do eneagrama ao final deste post. Mas recomendo fortemente que você leia sobre todos os tipos antes de fazer o teste, ok? Vamos lá!


TIPO 1 - PERFECCIONISTA


Idealista e seguidora de princípios, tem um senso muito claro do que é certo e o que é errado.


Sempre luta para melhorar as coisas, mas tem muito medo de errar e ser julgada por isso. Tem altos padrões para si mesma e para os outros.


Sofre com a autocrítica extrema e tende a julgar os outros. Meticulosa e organizada, costuma ter problemas com impaciência e raiva reprimida.


Em Jesus, se torna uma excelente professora e alcança o seu potencial de ser equilibrada e inspiradora, aprendendo a aceitar a graça abundante de Deus!



 

TIPO 2 - AUXILIADORA


Compreensiva, amigável, generosa, empática, sincera e afetuosa, é voltada para os relacionamentos, mas pode ter dificuldades com o sentimentalismo e a necessidade de agradar os outros a qualquer preço.


Sua motivação é ter proximidade com as pessoas, e por isso tenta sempre se fazer necessária.


Ama servir ao próximo, mas tem dificuldades para cuidar de si mesma e reconhecer suas próprias necessidades.


Em Jesus, se torna extremamente altruísta e desprendida, alcançando seu potencial de amar a si e ao próximo incondicionalmente!



 

TIPO 3 - REALIZADORA




Segura de si, atraente e encantadora.


Movida pelo sucesso, é competente e sempre pronta pra agir, mas pode sofrer com a competitividade e o excesso de ambição, deixando-se orientar pelo status e pela preocupação excessiva com a própria imagem, recorrendo à mentira para aperfeiçoar a forma como é percebida.


Em Jesus, se torna autêntica, se aceitando como a linda criação que é, passa a usar a sua força para o reino, alcançando todo o seu potencial de ser um modelo inspirador de dedicação para todos com quem convive!




 

TIPO 4 - ROMANTICA