top of page

Os cristãos podem usar o eneagrama? Sim!

Atualizado: 2 de nov. de 2021

Você já conhece o eneagrama? Descubra como essa ferramenta pode te ajudar!



ACESSO RÁPIDO:



1. O que é o ENEAGRAMA?


Semelhante aos 4 temperamentos e as 5 linguagens do amor, o eneagrama é uma classificação de personalidades muito utilizada por profissionais que trabalham com autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e profissional. É um mapa de personalidades que te ajuda a entender como você pensa e a razão por trás dos seus comportamentos!


Recentemente, esta ferramenta vem sendo utilizada também nas igrejas e tem virado uma verdadeira febre! E não é sem motivo, esse autoconhecimento é extremamente útil em nossa caminhada com Jesus, pois conseguimos dar nome aos nossos conflitos internos, ficar de olho em nossos pontos fracos que geralmente nos levam a pecar, e também aprendemos a focar nos nossos pontos fortes, que costumam indicar o caminho do nosso propósito. Além de nos ajudar em nossos relacionamentos! Incrível, não é?


Para saber como eu conheci o eneagrama e como essa ferramenta me ajudou, assista o vídeo abaixo:



2. Como funciona o ENEAGRAMA?


O eneagrama ensina que nós não somos a nossa personalidade, que ela é apenas uma armadura que criamos ao longo da vida para nos defender. Essa armadura pode nos servir em muitos aspectos e nos prejudicar em outros. O objetivo é conhecer a sua armadura para saber quando você pode usá-la a seu favor e, se ela estiver atrapalhando sua caminhada, quando retirá-la.


Além das 9 personalidades, o eneagrama tem para cada personalidade os seguintes componentes: asas, tríades (ou centro de energia), rumos (segurança e estresse), níveis de desenvolvimento, subtipos (ou variantes instintivas). Ou seja, uma vez identificado o seu tipo de personalidade, você começa uma jornada de autoconhecimento, para saber cada detalhe de como você funciona! Hoje vou apenas apresentar as 9 personalidades, sem entrar em todos esses detalhes, mas se você quiser aprofundar os seus conhecimentos sobre o eneagrama, clique aqui e confira o nosso curso!



3. O ENEAGRAMA e a BÍBLIA.



Como toda ferramenta, o eneagrama pode ser usado para te ajudar a crescer ou para te prender no seu lugar. É muito comum as pessoas começarem a utilizar sua personalidade como desculpa ou justificativa para comportamentos ruins, ou ainda, adotarem o eneagrama como verdade absoluta, substituindo a bíblia. Não devemos cair nesse erro! Como diz a palavra, não devemos nos tornar escravos daquilo que não nos serve, devemos por todas as coisas a prova e reter aquilo que é bom (1 Tessalonicenses 5:21).


Confira um quadro que te explica como nós devemos encarar o eneagrama à luz da bíblia:




4. As nove personalidades do ENEAGRAMA.


Confira um resumo dos 9 tipos de personalidade do eneagrama, tente se identificar nas definições e comece a usar essa ferramenta a seu favor! Se não conseguir identificar, baixe o teste do eneagrama ao final deste post. Mas recomendo fortemente que você leia sobre todos os tipos antes de fazer o teste, ok? Vamos lá!


TIPO 1 - PERFECCIONISTA


Idealista e seguidora de princípios, tem um senso muito claro do que é certo e o que é errado.


Sempre luta para melhorar as coisas, mas tem muito medo de errar e ser julgada por isso. Tem altos padrões para si mesma e para os outros.


Sofre com a autocrítica extrema e tende a julgar os outros. Meticulosa e organizada, costuma ter problemas com impaciência e raiva reprimida.


Em Jesus, se torna uma excelente professora e alcança o seu potencial de ser equilibrada e inspiradora, aprendendo a aceitar a graça abundante de Deus!



 

TIPO 2 - AUXILIADORA


Compreensiva, amigável, generosa, empática, sincera e afetuosa, é voltada para os relacionamentos, mas pode ter dificuldades com o sentimentalismo e a necessidade de agradar os outros a qualquer preço.


Sua motivação é ter proximidade com as pessoas, e por isso tenta sempre se fazer necessária.


Ama servir ao próximo, mas tem dificuldades para cuidar de si mesma e reconhecer suas próprias necessidades.


Em Jesus, se torna extremamente altruísta e desprendida, alcançando seu potencial de amar a si e ao próximo incondicionalmente!



 

TIPO 3 - REALIZADORA




Segura de si, atraente e encantadora.


Movida pelo sucesso, é competente e sempre pronta pra agir, mas pode sofrer com a competitividade e o excesso de ambição, deixando-se orientar pelo status e pela preocupação excessiva com a própria imagem, recorrendo à mentira para aperfeiçoar a forma como é percebida.


Em Jesus, se torna autêntica, se aceitando como a linda criação que é, passa a usar a sua força para o reino, alcançando todo o seu potencial de ser um modelo inspirador de dedicação para todos com quem convive!




 

TIPO 4 - ROMANTICA



Romântica e introspectiva, sensível, calma e reservada.


É emocionalmente transparente, sente tudo com intensidade, mas por ser muito voltada para si mesma, sente-se vulnerável e cheia de defeitos.


Pode sofrer com as muitas alterações de humor e a sobrecarga de sentimentos, tendendo à melancolia.


Em Jesus, se torna uma pessoa autêntica, muito criativa e inspirada, e alcança o seu potencial de relevar a beleza de Deus através daquilo que faz e do modo como vive!



 

TIPO 5 - OBSERVADORA



É independente, centrada, perspicaz e curiosa.


Tem facilidade para se desligar do mundo e se concentrar nos estudos e na busca pelo conhecimento.


Quando está focada demais nessa busca interna, pode sofrer com o isolamento, tornando-se distante e irritadiça, tendo dificuldade para se conectar com as pessoas.


Em Jesus, se torna pioneira e visionária, alcançando o seu potencial de viver "a frente do seu tempo", fluindo nos dons de sabedoria para desbravar novas possibilidades e ensinar os outros a fazer o mesmo!



 

TIPO 6 - PRECAVIDA




Dedicada, leal, esforçada, responsável e digna de confiança.


Costuma ser indecisa e muito cautelosa, se sente segura debaixo da autoridade de quem respeita.


Por valorizar demais a segurança e querer proteger a si a aos outros, pode sofrer com ansiedade, insegurança e desconfiança. Se ameaçada, pode se tornar reativa e defensiva.


Em Jesus, se torna estável e autoconfiante e alcança o seu potencial, e aprende a descansar sabendo que tudo aquilo que não está sob a sua proteção, está aos cuidados de Deus!



 

TIPO 7 - SONHADORA



Espontânea, otimista, prática e brincalhona!


Pode ser impulsiva, dispersiva e um pouco indisciplinada, tendendo a assumir mais responsabilidades do que consegue dar conta.


Quer fugir da dor a todo custo, e está sempre buscando novas experiências e emoções, o que faz com que tenha dificuldade para concluir seus projetos e se sinta exausta pelo excesso de atividades.


Em Jesus, se torna uma realizadora cheia de alegria e gratidão, e alcança o seu potencial para viver intensamente, sentindo-se livre na segurança do amor de Deus!



 

TIPO 8 - CONTROLADORA




Forte, protetora, talentosa, decidida, firme e segura de si!


Por achar que precisa controlar o meio em que vive, pode ser intimidadora e orgulhosa, provocando conflitos e brigas.


Tem dificuldade para ser vulnerável e criar intimidade com as pessoas.


Em Jesus, se torna mestra do domínio próprio e alcança todo o seu potencial, se tornando uma pessoa que lidera pelo exemplo, rendendo o controle à Deus e influenciando todos ao seu redor!




 

TIPO 9 - PACIFICADORA



Descomplicada, receptiva, tem um bom temperamento e um bom coração.


Convive bem com todas as pessoas, mas pode ir muito longe e se sacrificar demais na disposição de ceder para manter a paz.


Por querer evitar conflitos de toda forma, pode se tornar permissiva demais e minimizar os problemas que surgem, se tornando muito passiva e teimosa.


Em Jesus, se torna uma excelente conselheira, incansável na sua dedicação ao próximo e alcança todo o seu potencial usando seus dons para unir as pessoas!




 

5. Teste: Descubra qual a sua personalidade do ENEAGRAMA.

São 135 afirmações, sendo 15 para cada tipo de personalidade. Você deve classificar cada afirmação com um número de 1 a 5.


  • 1 = Essa afirmação nunca é verdadeira

  • 2 = Essa afirmação raramente é verdadeira

  • 3 = Essa afirmação em parte é verdadeira

  • 4 = Essa afirmação geralmente é verdadeira

  • 5 = Essa afirmação sempre é verdadeira


Ao final, some o total e considere o resultado:


  • 15 a 30 – Você provavelmente não pertence a esse tipo.

  • 30 a 45 – É provável que você tenha problemas comuns ao tipo ou que um de seus pais seja desse tipo.

  • 45 a 60 – É muito provável que você tenha algum componente deste tipo.

  • 60 a 75 – É muito provável que você pertença a esse tipo.


Repita o processo para todos os 9 tipos e separe as pontuações mais altas. Se ficar na dúvida, lembre: para descobrir seu tipo, o que vale é a motivação (anseio) e não o comportamento, pois dois ou três tipos podem ter comportamentos parecidos por motivos diferentes.


CLIQUE ABAIXO para baixar o seu teste. Tire um tempo para fazê-lo com calma e seja muito sincera!



TESTE ENEAGRAMA - OS 9 TIPOS DE PERSONALIDADE - MGC
.pdf
Download PDF • 347KB



6. Mais recursos sobre o ENEAGRAMA.


Gostou do tema e quer se aprofundar nessa jornada de autoconhecimento? Aqui vão alguns recursos para te ajudar! Clique para acessar.






5.335 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page