top of page

O processo de santificação não precisa ser tão pesado.

Atualizado: 15 de jan. de 2021

Está se sentindo decepcionada e frustrada com você mesma? Este texto é pra você.



‘Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem.’ 

Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém.


Hoje quero falar com você sobre santidade. Mas não sobre a importância dela, creio que todos entendemos isso (afinal, se Jesus nos chamou para sermos Santos, é porque precisamos fazer isso), e sim sobre como temos encarado o processo de santificação. 


Me diga se você se identifica com esse pensamento:


Você aceitou a Jesus como seu Senhor e Salvador e é extremamente grata pelo sacrifício dele por você naquela cruz. Você ama a Deus, e como filha, quer muito agradar o coração do pai. Você sabe quem tem o Espírito Santo dentro de você, você sente ele te consolando e convencendo seu coração do pecado e do juízo.

Inclusive, você sabe em quais áreas da vida você tem pecado e se sente envergonhada e frustrada por não conseguir mudar imediatamente após ter consciência do seu pecado. Ultimamente, você tem vívido um ciclo de pecado, frustração, vergonha e (só depois de muito sofrimento), arrependimento. 


Se identificou?

Se sim, quero te dizer que você não está sozinha!

(É só com isso, espero que já se sinta um pouco mais leve 💕)


Eu sofri por anos com esse pensamento. Eu me cobrava muito quando errava, lançava palavras duras contra mim, sofria muito e sentia como se estivesse decepcionando a Deus. Eventualmente eu melhorava, mas esse processo não era regado de amor. 


O que eu aprendi há alguns meses, é que o amor de Deus por mim é infinitamente maior que o meu pecado e que ele conhece o meu coração. 


Digo isso porque, quando nos convertemos, Deus não nos olha como adultos na fé. Assim como no mundo natural, a partir do novo nascimento existe um processo de crescimento espiritual e santificação. Deus sabe disso e é misericordioso e paciente conosco. Nós é que nos esquecemos e nos cobramos sem amor, sem paciência, sem entendimento. 


Tente encarar o processo de santificação da seguinte maneira: Imagine que você é uma criança, aprendendo a dar os primeiros passos de santidade nessa parte da sua vida. Deus está ao seu lado, segurando sua mão enquanto você caminha vacilante. Você tropeça, ele te levanta. Aos poucos seus pés vão se firmando, suas pernas se fortalecem e você, enfim, caminha sem cair! E então, você avança para outra área, e assim por diante. 


O que quero dizer é: tudo bem se você precisar de alguns dias, semanas ou meses para atingir a santidade em alguma área da vida. 


Não me entenda mal, não estou dizendo que podemos pecar deliberadamente. Você deve encarar cada dia com a certeza de que não cairá, não pecará contra o Senhor. E deve se dedicar ao máximo para fazer isso. Afinal, ninguém começa a caminhar pensando “acho que vou tropeçar hoje em tal lugar, em tal horário”. Isso é premeditar o pecado. Pelo contrário, nós caminhamos com a certeza de que não iremos cair, e se estamos andando em um lugar onde há chances de queda, duplicamos a atenção dedicada aos nossos passos. 


É exatamente isso o que devemos fazer quando buscamos caminhar em santidade. Mas, se cairmos, se tropeçarmos, não devemos nos martirizar, não devemos nos condenar porque toda condenação esteve sobre Jesus e ele já pagou o preço. Devemos simplesmente pedir perdão, levantar, e continuar nos esforçando para caminhar sem cair novamente.


A bíblia fala que devemos crescer em conhecimento e graça. Se precisamos crescer, é porque existe um processo de aprendizado e entendimento, começando como qualquer aluno. Como qualquer filho.


É importante que você entenda isso para que não fique, como eu estive durante muito tempo, presa em uma armadilha de frustração na qual você desiste de tentar. Não se deixe ser paralisada por isso! 


Se dedique ao processos de santidade e permita que este processo seja inundado pelo amor de Deus! Quando pecar, se arrependa, peça perdão, peça ajuda ao Espírito Santo (e a algum irmão na fé ou lider espiritual, se necessário), levante, bata a poeira e continue! 


Se precisar, pare, descanse, respire. E continue! 

Não desista!

Você já foi perdoada!

Você tem o Espírito do Senhor em você!

Você não está sozinha!


E se você se sentir confortável, compartilhe um pouco da sua história, sua mensagem pode edificar outros e aliviar os fardos. Não precisamos ter vergonha das nossas fraquezas porque é nelas que o Senhor mostra a Sua força e o Seu poder de nos transformar e usar APESAR delas. Vamos juntas? 😊💕

483 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page