top of page

CORONAVÍRUS / COVID-19: Quarentena, medo, ansiedade e incerteza? Lembre da sua esperança!

Atualizado: 15 de jan. de 2021




Nós estamos vivendo algo que nunca imaginamos antes. De uma hora para a outra, fomos instruídos a ficar em quarentena para proteger a saúde de todos. Essa ordem repentina fez com que a rotina de muitos fosse completamente alterada. 


Posso falar por mim. Nos últimos meses eu estava para lá e para cá, o tempo todo trabalhando, estudando, indo à igreja, visitando a família, recebendo amigos em casa, etc. Basicamente, sem parar um minuto. E de repente… Tudo parou. 


Minha igreja interrompeu os cultos presenciais. Minha empresa nos mandou trabalhar em home office. Os prazos judiciais foram suspensos, os órgãos públicos fecharam para atendimento, os comércios não essenciais fecharam também. A cidade está vazia, e mesmo morando na marginal de uma BR, eu vejo pouquíssimos carros passando. Os dias ficaram silenciosos, nem mesmo escuto as crianças brincando pelo condomínio, estão todos em casa. 


E mesmo que tudo tenha parado e exista uma aparente calmaria, vejo em todos nós uma enorme inquietação. Estamos preocupados com a saúde do mundo, desconfortáveis com a limitação do espaço da casa, com medo por nós e pelas pessoas que amamos, ansiosos pelas notícias que recebemos, entediados pela confinação, incomodados por sempre ter alguém por perto ou por não ter ninguém, e além disso, muito temerosos pela do economia do nosso país. E assim, apesar da aparente calma nas cidades vazias, nossa mente SIMPLESMENTE NÃO PARA, e nosso coração sofre. 


Neste fim de semana, no instagram do blog (@manualdagarotacrista), perguntei à vocês como estavam se sentindo. A maioria está se sentindo como descrevi acima.


Pensando nisso tudo e querendo fazer um melhor uso deste súbito tempo livre, comecei a ler a bíblia e meditar em tudo o que está acontecendo, tentando encontrar consolo para o meu coração e uma palavra que eu pudesse trazer a vocês. Me peguei lendo Salmos e, como sempre, li as orações de Davi com um misto de compaixão e admiração. 


Você já reparou na liberdade com que Davi orava? Sempre me inspira. Ele não tem medo de lançar tudo o que sente ao Senhor, e ele sabe que seus anseios estão sendo recebidos por mãos poderosas e capazes de cuidar de tudo. Ele também não mede palavras para dizer à sua própria alma: confie no Senhor!



Senhor, muitos são os meus adversários! Muitos se rebelam contra mim! São muitos os que dizem a meu respeito: “Deus nunca o salvará! ” Mas tu, Senhor, és o escudo que me protege; és a minha glória e me fazes andar de cabeça erguida. Ao Senhor clamo em alta voz, e do seu santo monte ele me responde. Eu me deito e durmo, e torno a acordar, porque é o Senhor que me sustém. Não me assustam os milhares que me cercam. Levanta-te, Senhor! Salva-me, Deus meu! Quebra o queixo de todos os meus inimigos; arrebenta os dentes dos ímpios. Do Senhor vem o livramento. A tua bênção está sobre o teu povo.



Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim?Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus.



Sabemos que Davi viveu em um período de guerras e que quando ele falava dos seus inimigos estava sendo literal. Contudo, não seriam as nossas preocupações e nossos medos os inimigos dos nossos dias? São eles quem estão zombando de nós, tentando nos aterrorizar. Você também vê isso? 


Então, para este tempo, eu digo a você e a mim mesma, que tal usarmos dessa situação extrema para aprendermos a lançar todos os nossos anseios no Senhor? E também, para praticarmos o pregar à nossa própria alma, falando para nós mesmas a respeito do Deus à que servimos? Lembre-se:  Jesus levou sobre si todas as nossas doenças (Isaías 53:4), Ele pode nos curar. (Lucas 9:11)  O nosso Deus é dono do ouro e da prata (Ageu 2:8), e Ele nos ensina a não temer a falta de recursos amanhã, pois Ele proverá para nós como provê todos os dias para os passarinhos. (Mateus 6:26-34) O nosso Deus colhe as nossas lágrimas (Salmos 56: 8) e ouve a nossa oração (1 João 5:14)! 


Meu convite para todas nós, garotas cristãs, é que neste tempo de notícias assustadoras, possamos lembrar que nós carregamos as boas novas! Nós temos a mensagem da cruz, que é uma mensagem de esperança! É a mensagem que nos ensina que, através de Jesus, temos livre acesso a Deus! Ao Deus do universo! Que é capaz de cuidar de tudo aquilo que nós não conseguimos.


Por isso, mesmo que você esteja ouvindo noticias e opiniões assustadoras, lembre que elas não são a nossa verdade. A nossa verdade é o que a bíblia nos ensina a respeito do nosso poderoso Deus! 


Vamos juntas?



 


E  já que estamos falando sobre o tema, quero deixar aqui a recomendação da Organização Mundial da Saúde sobre como devemos fazer a nossa parte para nos prevenir e evitar a propagação do coronavírus:


Mais informações em: https://coronavirus.saude.gov.br/

166 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page