top of page

6 dicas para FINALMENTE ler e entender a Bíblia!



Na semana passada nós conversamos sobre os motivos que nos fazem procrastinar o momento do devocional, e como vencer a procrastinação e ser constante! Um desses motivos é a resistência à leitura da bíblia. Resistimos de forma inconsciente, e geralmente sem perceber. Mas a resistência está lá nos impedindo de aprofundar o nosso relacionamento com Deus.


Hoje eu trouxe 6 dicas que, com certeza absoluta, vão te ajudar a vencer esse problema! Confira!


 

1. Experimente ler a bíblia em outras versões.

A bíblia é um livro antigo, escrito em hebraico e em grego. E como qualquer livro escrito em língua estrangeira, o texto da bíblia possui diversas possibilidades de tradução. Quando procuramos uma bíblia, geralmente nos deparamos com diversas opções de tradução, algumas com linguagem antiga e outras com linguagem atual. E mesmo nessas duas opções, existem muitas versões! Por isso a maioria das pessoas tem uma tradução "favorita!, ou seja, aquela com a qual se sente mais a vontade durante a leitura.


A melhor forma de achar a sua tradução favorita é testando! As minhas favoritas são NVI (Nova Versão Internacional) e NVT (Nova Versão Transformadora) que têm uma linguagem mais atual, mas confesso que por ter crescido na igreja, geralmente me lembro dos versículos decorados na versão ARA (Almeida Revista e Atualizada), que é mais tradicional e a versão mais comum nas igrejas antigamente.


Então, o segredo é ler diversas traduções e ver como um mesmo versículo pode soar diferente, e até mesmo mais claro, para o seu perfil de leitora! Mas calma, você não precisa sair comprando diversas bíblias para comparar a tradução! Use o aplicativo gratuito Biblia You Version e compare as opções até achar uma que funciona pra você! Basta baixar o aplicativo ou acessar o site, clicar no versículo e selecionar a opção "comparar", veja:




 

2. Experimente usar uma bíblia de estudo.

A bíblia é um livro complexo. Na verdade ela é um conjunto de livros, de vários autores, escritos em diversas épocas, ao longo de centenas de anos. E ela não está montada em ordem cronológica! Ou seja, não está numa linha do tempo direta. É por essa complexidade que dizemos que a bíblia é um livro para ser estudado e não apenas lido superficialmente.


Por isso as bíblias de estudo são muito úteis, porque elas trazem algumas anotações que te ajudam a entender o texto que você está lendo, como o período, o autor, as pessoas para quem aquele texto foi escrito, etc. Tudo isso te ajuda a ter maior compreensão do texto e torna a leitura muuuito mais agradável! Aqui vão duas opções que eu recomendo, clique na imagem para ver detalhes:




*Ao comprar os produtos indicados no MGC através deste link, você abençoa o ministério! Muito obrigada!



 

3. Experimente planos de leitura, mas não se prenda à eles!

Muitas pessoas gostam de usar planos de leitura da bíblia, porque esse tipo de ferramenta pode nos ajudar a manter o foco e nos dá aquela sensação de satisfação quando conseguimos cumprir a meta!


Tudo isso soa como que um ótimo incentivo para a maioria das pessoas, mas, ao mesmo tempo, existem pessoas que (como eu) não gostam muito dessa estratégia, porque nos dias nos dias em que a meta não é cumprida, o sentimento de frustração é mais intenso que os benefícios que citei acima e essa frustração gera resistência. O sentimento de “estar atrasada” no plano de leitura também pode gerar resistência.

Por isso, faça o teste! Use os planos e veja como você se sente. Se eles funcionam, ótimo! Mas se eles não funcionam, tá tudo bem também! Você pode usar os quadrinhos de leitura bíblica do Manual da Garota Cristã, que te dão maior flexibilidade para acompanhar suas metas de leitura, pois te permitem acompanhar o seu progresso sem se prender a um plano. Clique na imagem abaixo para conhecer! O download é grátis!



 

4. Experimente usar um planner para devocional!

Um planner devocional pode ser útil pra você que não sabe muito bem o que fazer no seu devocional, ou pra você que sente que o seu tempo de devocional é muito mais uma tarefa do que um prazer. Essa ferramenta funciona como um guia de crescimento espiritual, porque te ajuda a ser intencional no seu tempo com o Senhor!


No modelo do Manual da Garota Cristã, além do quadrinho de leitura, você encontra páginas que te ajudam a aprofundar a leitura bíblica, colocar em práticas as pregações que você ouve, edificar sua fé com listas de orações respondidas, e mais! Temos modelos gratuitos e pagos, clique nas imagens abaixo para conhecer!



 

5. Experimente ler e ouvir a bíblia ao mesmo tempo!

Me diga se isso já aconteceu com você: Você juntou toda a sua força de vontade, pegou a bíblia para ler, leu um capítulo inteiro... E ao final não soube dizer o que acabou de ler?


Isso reflete uma dificuldade de concentração! Essa estratégia de ler e ouvir ao mesmo tempo é especialmente útil para resolver isso! Eu costumo usar essa estratégia naqueles dias em que estou mais cansada e consequentemente menos concentrada. Ao ouvir e ler o texto ao mesmo tempo estamos usando dois sentidos, e por consequência, está forçando o seu cérebro a focar naquilo que está fazendo. O mesmo acontece quando você lê a bíblia em voz alta para você mesma.


Você pode usar o aplicativo gratuito Biblia You Version para isso. É só escolher uma opção de tradução que tenha o símbolo de autofalante. Selecionar essa opção e dê p “play” no capítulo! Veja:





 

6. Experimente ir além da leitura e aprender a interpretar a bíblia!

Você já teve a experiência de conversar com alguém que fala da bíblia de um jeito que te deixa de boca aberta? Quando essa pessoa comenta os versículos, você se pega pensando: como foi que eu nunca vi isso nesse texto antes? Parece que a pessoa está vendo a bíblia em "4D", enquanto você está vendo "em preto e branco e sem som"? Sabe qual é o segredo para entender a bíblia desta maneira? Você precisa ir além da simples leitura e começar a praticar a interpretação da bíblia!


O texto da bíblia por si só é a Palavra de Deus e é suficiente para impactar profundamente a sua vida! Mas, existe uma infinidade de detalhes que apenas aqueles que interpretam a palavra irão experimentar! Se você quer aprender sobre interpretação bíblica de uma forma didática e leve, eu recomendo o curso do Pastor Wallace Mello, do Instituto Aperfeiçoamento Cristão, o conteúdo é ótimo e o preço é super acessível clique na imagem abaixo e saiba mais!


*Ao comprar os produtos indicados no MGC através deste link, você abençoa o ministério! Muito obrigada!



 

Conclusão:

Durante muito tempo eu resisti ao devocional porque simplesmente não entendia o que estava lendo na bíblia e isso me fazia sentir frustrada e distante de Deus. Era como se todas as pessoas entendessem o que Ele dizia, menos eu! É lógico que esse sentimento me fazia procrastinar o devocional, que nada mais era que um grande momento de frustração.


Mas, quando comecei a praticar as dicas acima, tudo mudou! A Bíblia se tornou viva! Por isso, quero te encorajar a tentar pelo menos duas das dicas acima, e ver como a leitura da Palavra pode se tornar algo completamente novo e vivo pra você também!


1.267 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page