top of page

Estressada, cansada e sobrecarregada? Esse texto é pra você!

Atualizado: 15 de jan. de 2021

Nesta manhã, enquanto eu fazia o meu devocional, Deus me lembrou de uma época da minha vida que tudo o que eu conseguia pensar era: “eu não vou dar conta“, “eu estou muito cansada” e “eu daria tudo para não ter que trabalhar hoje“. Todas as manhãs eu levantava, entrava no ônibus, e chorava o caminho todo até o trabalho. Eu chorava por estar exausta física e mentalmente. Inúmeras vezes, chorava durante o dia e na volta pra casa também.


Existem momentos em que a vida vai exigir muito de nós, vai sugar tudo o que temos, até sentirmos que não temos mais nada para oferecer. Esse é, geralmente, o momento em que começam os problemas de saúde, as crises de ansiedade, os ataques de pânico e a depressão. Tudo o que queremos é parar, descansar, tentar recompor nossa saúde, mas nem sempre isso é possível. 


Recentemente, algumas pessoas que eu amo muito passaram por momentos parecidos e, durante alguns dias eu me senti completamente impotente, querendo fazer algo para ajudar mas sem saber como. Até que o Espírito Santo me lembrou que eu poderia ajudar compartilhando o que aconteceu comigo. Então, eu estou aqui pra compartilhar com você também, na esperança de poder te ajudar também. ❤


Quando eu estava me sentindo assim, tão esgotada, cheguei ao ponto de precisar parar de trabalhar e levei seis meses para me recuperar. Foi um verdadeiro burnout, e mesmo sabendo que Deus me chamou para a carreira jurídica, o cansaço era tanto que apenas pensar em voltar para o trabalho me fazia ter crises de choro. 



Durante esse tempo de descanso e cura, me dediquei a buscar à Deus e encontrar nele as forças para voltar ao normal e, durante esses dias, 3 versículos em específico me ajudaram bastante: 



“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.



(…) Sou eu que conheço os planos que tenho para vocês”, diz o Senhor, “planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.



(…) Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”.



Quando o mundo parecia tão injusto e pesado, e eu sentia que não tinha mais forças, eu orava pedindo para que Jesus tomasse o meu “fardo pesado” e me desse o Seu “fardo leve”. Eu sabia que isso significava que Ele renovaria as minhas forças e não me deixaria seguir carregando aquele peso todo sozinha.


Quando eu me sentia sem esperança, acreditando que no meu futuro só havia aquela maneira tão exaustiva de trabalhar e viver, eu orava pedindo para que Deus me desse esperança, e me ajudasse a crer na promessa dEle de um futuro bom para mim. 


Quando eu me sentia apavorada com a ideia de voltar, eu orava pedindo que o Espírito Santo me ajudasse a entender que Deus estava comigo aonde quer que eu fosse, e me desse coragem para seguir em frente. 


Essas orações eram diárias, a cada momento em que esses pensamentos me atacavam, eu os afastava falando para mim mesma todas essas verdades. Não foi do dia pra noite, mais aos poucos cada uma dessas fortalezas na minha mente começaram a cair. Eu já não sentia tanto cansaço, conseguia ter esperança e não tinha mais medo. Quando isso aconteceu, Deus preparou uma oportunidade de trabalho pra que eu pudesse voltar.


E qual não foi a minha surpresa quando eu vi que nada havia mudado? O mundo não havia mudado, a vida continuava a me exigir da mesma forma que antes. Por um tempo eu fiquei confusa, tentando entender o que estava acontecendo. Até que aprendi que quando eu começo a depender de Deus, não é a minha vida o que muda, a única que muda sou eu. As minhas circunstâncias não foram transformadas, eu fui! E finalmente entendi que eu poderia evitar aquele lugar de extremo cansaço e estresse se deixasse de caminhar sozinha e aprendesse a depender de Jesus ao longo do caminho!


Hoje, quando eu sinto que as circunstâncias que me destruíram no passado estão se repetindo, eu já não me permito chegar àquele lugar de exaustão física e emocional, no qual eu cheguei por tentar fazer tudo sozinha. Eu fortaleço o meu espírito meditando na bíblia e orando, e isso se reflete no meu corpo e na minha mente. As minhas energias são renovadas em Jesus e eu consigo seguir em frente!


Se você tem vivido dias difíceis, saiba que eu estou orando por você! Eu sei que Jesus pode te ajudar, você só precisar pedir. 🥰🙏

Vamos juntas? 

3.994 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page