Estressada, cansada e sobrecarregada? Esse texto é pra você!

Nesta manhã, enquanto eu fazia o meu devocional, Deus me lembrou de uma época da minha vida que tudo o que eu conseguia pensar era: "eu não vou dar conta", "eu estou muito cansada" e "eu daria tudo para não ter que trabalhar hoje". Todas as manhãs eu levantava, entrava no ônibus, e chorava o caminho todo até o trabalho. Eu chorava por estar exausta física e mentalmente. Inúmeras vezes, chorava durante o dia e na volta pra casa também.

Existem momentos em que a vida vai exigir muito de nós, vai sugar tudo o que temos, até sentirmos que não temos mais nada para oferecer. Esse é, geralmente, o momento em que começam os problemas de saúde, as crises de ansiedade, os ataques de pânico e a depressão. Tudo o que queremos é parar, descansar, tentar recompor nossa saúde, mas nem sempre isso é possível. 

Recentemente, algumas pessoas que eu amo muito passaram por momentos parecidos e, durante alguns dias eu me senti completamente impotente, querendo fazer algo para ajudar mas sem saber como. Até que o Espírito Santo me lembrou que eu poderia ajudar compartilhando o que aconteceu comigo. Então, eu estou aqui pra compartilhar com você também, na esperança de poder te ajudar também. ❤



Quando eu estava me sentindo assim, tão esgotada, cheguei ao ponto de precisar parar de trabalhar e levei seis meses para me recuperar. Foi um verdadeiro burnout, e mesmo sabendo que Deus me chamou para a carreira jurídica, o cansaço era tanto que apenas pensar em voltar para o trabalho me fazia ter crises de choro. 

Durante esse tempo de descanso e cura, me dediquei a buscar à Deus e encontrar nele as forças para voltar ao normal e, durante esses dias, 3 versículos em específico me ajudaram bastante: 

"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve". Mateus 11:28-30
(...) Sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. Jeremias 29:11
(...) Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar". Josué 1:9

Quando o mundo parecia tão injusto e pesado, e eu sentia que não tinha mais forças, eu orava pedindo para que Jesus tomasse o meu "fardo pesado" e me desse o Seu "fardo leve". Eu sabia que isso significava que Ele renovaria as minhas forças e não me deixaria seguir carregando aquele peso todo sozinha.

Quando eu me sentia sem esperança, acreditando que no meu futuro só havia aquela maneira tão exaustiva de trabalhar e viver, eu orava pedindo para que Deus me desse esperança, e me ajudasse a crer na promessa dEle de um futuro bom para mim. 

Quando eu me sentia apavorada com a ideia de voltar, eu orava pedindo que o Espírito Santo me ajudasse a entender que Deus estava comigo aonde quer que eu fosse, e me desse coragem para seguir em frente. 

Essas orações eram diárias, a cada momento em que esses pensamentos me atacavam, eu os afastava falando para mim mesma todas essas verdades. Não foi do dia pra noite, mais aos poucos cada uma dessas fortalezas na minha mente começaram a cair. Eu já não sentia tanto cansaço, conseguia ter esperança e não tinha mais medo. Quando isso aconteceu, Deus preparou uma oportunidade de trabalho pra que eu pudesse voltar.

E qual não foi a minha surpresa quando eu vi que nada havia mudado? O mundo não havia mudado, a vida continuava a me exigir da mesma forma que antes. Por um tempo eu fiquei confusa, tentando entender o que estava acontecendo. Até que aprendi que quando eu começo a depender de Deus, não é a minha vida o que muda, a única que muda sou eu. As minhas circunstâncias não foram transformadas, eu fui! E finalmente entendi que eu poderia evitar aquele lugar de extremo cansaço e estresse se deixasse de caminhar sozinha e aprendesse a depender de Jesus ao longo do caminho!

Hoje, quando eu sinto que as circunstâncias que me destruíram no passado estão se repetindo, eu já não me permito chegar àquele lugar de exaustão física e emocional, no qual eu cheguei por tentar fazer tudo sozinha. Eu fortaleço o meu espírito meditando na bíblia e orando, e isso se reflete no meu corpo e na minha mente. As minhas energias são renovadas em Jesus e eu consigo seguir em frente!

Se você tem vivido dias difíceis, saiba que eu estou orando por você! Eu sei que Jesus pode te ajudar, você só precisar pedir. 🥰🙏

Vamos juntas? 

23 comentários

  1. Estou vivendo isso nesse exato momento, minha chefe me deu uns dias de folga e eu tenho tentado me aproximar mais de Jesus. Hoje me sinto melhor mais ainda me sinto com medo de voltar... Através deste texto entendi que tudo vai estar como antes eu que preciso voltar mudada e apegada com Cristo.. Muito obrigada por compartilhar a sua história. Me fez refletir e perceber o quanto preciso mais de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gislaine, eu te entendo! É muito difícil quando estamos no meio da dor. Mas viva um dia de cada vez, ore muito, várias vezes ao longo do dia, ore sempre que esses pensamentos vierem. Você vai ver que o Espírito Santo trabalha em meio a toda essa dor, e transforma você. E você vai sair disso glorificando à Jesus. Estou orando por você! ❤

      Excluir
  2. AO LER SEU TEXTO LAGRIMAS ESCORRERAM DOS MEUS OLHO... ANO PASSADO PASSEI UM MOMENTO MUITO DELICADO NA MINHA VIDA, CRISES INTENSAS DE ANSIEDADE, SÍNDROME DO PANICO E DEPRESSÃO. ME IDENTIFIQUEI COMPLETAMENTE EM SUA EXPERIÊNCIA DE VIDA. HOJE, ESSES SENTIMENTOS ESTÃO ME CERCANDO E TENTANDO ME ABATER, INÚMERAS COISAS TÊM ACONTECIDO E NÃO QUERO ME DEIXAR LEVAR NOVAMENTE POR ESSES SENTIMENTO. DEUS SABE O QUANTO FOI DIFÍCIL E QUE DESSA VEZ NÃO TEREI FORÇAS PRA PROSSEGUIR SE TUDO ACONTECER NOVAMENTE. É UMA EXPERIÊNCIA HORRÍVEL, NÃO DESEJO A NINGUÉM. A DESESPERANÇA BATE A PORTA, MAS PRESENÇA DO SENHOR ME TRAZ ALEGRIA, E A ALEGRIA DO SENHOR É A MINHA FORÇA. PROBLEMAS COM RELACIONAMENTO SÃO BEM DIFÍCEIS, EU NÃO SEI O QUE FAZER, DEUS SÓ SE CALA. MAS, MESMO ASSIM SIGO CONFIANTE QUE O MELHOR VIRÁ. DEUS CONTINUE TE USANDO
    PS.: NO MEU TRABALHO É O LUGAR ME ABALA PSICOLOGICAMENTE. A FACULDADE, NO PRIMEIRO DIA DE AULA DESSE SEMESTRE EU CHOREI E PASSEI O DIA TODO ANGUSTIADA SABENDO QUE EU NÃO DARIA CONTA DE TUDO QUE ESTA ACONTECENDO E VAI ACONTECER. VOU TE DEIXAR MEU EMAIL: naiatilly1@hotmail.com

    obrigadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nay, eu te entendo! Vou te responder por email, mas saiba que estou orando por você! Sei que você vai vencer essa fase, em nome de Jesus! ❤️❤️

      Excluir
  3. Uau, garota!!
    Só posso te dizer muito obrigada.

    Como suas palavras me abençoaram... Creio que de nossas maiores dores e dificuldades vêm autoridade.

    Foi com autoridade que você escreveu seu texto.

    Persevere na sua fé.
    A fé que Deus te chamou para fazer a diferença no mundo jurídico... Esse "mundo" tão carente da graça de Deus, e saiba que no momento que o Senhor tiver forjado em ti as habilidades que você precisa, Ele irá revelar e abrir o caminho, para o lugar que Ele sonhou para ti, antes de você nascer. E você saberá sem sobra de dúvidas que você nasceu para isso!

    Não vai ser indolor, mas você vai estar cumprindo o seu chamado, então você vai ter graça nos pesares, e você vai se ver como resposta de oração na vida de pessoas, como você já tem sido, só que numa intensidade maior... Bem maior!!

    Só continue fazendo a diferença... E que a luz do Senhor resplandeça, através de tua vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mychelinne, MUITO MUITO MUITO obrigada pelo carinho e pelas palavras de incentivo! É quando recebo mensagens assim que Deus me confirma que estou no caminho certo. Obrigada!

      Excluir
  4. Gostei do texto. Diariamente devemos entender que as mudanças na nossa vida tem mais a ver com nossa postura diante das coisas, do que com as coisas diante de nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é exatamente isso! Vamos sendo renovadas e transformadas em Jesus! <3

      Excluir
  5. Eu estou passando por um momento muito difícil em minha vida. Encontro dificuldades dentro do meu ministério, minha família, e como uma outra leva a outra, tenho pensado em muitas coisas, e nem todas edificam a minha vida. Tenho orado, lido a palavra e jejuado de uma forma diferente, até mais intensa, isso me ajuda, me sustenta, mas mesmo assim, me encontro angustiada em algumas partes do dia, e na madrugada! Sei que Deus está cuidando de mim, eu sei que Ele está comigo, eu sinto isso, eu creio nisso... Eu entendo que existem coisas que precisamos passar, e eu tenho aceitado passar por tudo, e tenho fé que Ele vai continuar me ajudando... Mesmo sendo difícil, eu vou acreditar e confiar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiana, sinto muito por você estar passando por isso. 😔 Se quiser ajuda, segue o instagram do @manualdagarotacrista ! Estamos fazendo um calendário de oração juntas, tenho certeza que vai te abençoar! 🖤

      Excluir
  6. Eu simplesmente li chorando porque estou passando exatamente por isso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Força irmã! Deus é contigo! Siga firme! Se você precisar de um pouco mais de incentivo, eu falei sobre isso no último episódio do podcast porque vi que muitas meninas estão passando pelo mesmo. Você pode ouvir no link abaixo, acredito que possa te ajudar! <3

      https://www.manualdagarotacrista.com/2020/05/frustrada-e-sem-conseguir-sair-do-lugar.html

      Excluir
  7. Olá, novata na área e já to amando de cara,amiga. Nossa, vejo que tu és usada pelo Criador ! Mexeu comigo viu ... é o que me descreve atualmente, na verdade.

    ResponderExcluir
  8. Oiii! A paz!

    Já tinha lido algumas matérias do seu blog e te sigo no Instagram! Parabéns pelo seu trabalho, que você continue sendo um instrumento dEle.

    Essa matéria em especial, falou demais comigo, principalmente por ser do mundo jurídico e estar passando por uma situação muito semelhante e sentindo tudo que você descreveu.
    Eu tenho me sentindo muito cansada e esgotada, até as coisas simples que gostava de fazer, não tenho sentido tanto prazer mais em fazer.

    Mas no domingo passado (19.04) percebi que cheguei ao meu limite e que precisava mudar os meus pensamentos, então fiz um mural de motivações com frases e fotos das pessoas que estão sempre ao meu lado, comprei dois livros com mensagens diárias, busco trabalhar o dia inteiro com músicas que acalmem meu coração e tenho feito alguns planos de leitura que o próprio aplicativo da bíblia tem.

    E isso tem me ajudado demais, sinto que um dia após ao outro, estou conseguindo me desfazer dos pensamentos ruins, dos sentimentos ruins.

    Espero que ajude outras pessoas também, não estamos vivendo um período fácil, mas temos que crer que logo logo tudo isso passará e Deus sempre está conosco. E no seu trabalho a coisa, não anda tão fácil assim, entenda que você é muito melhor que tudo isso. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camilla, muito obrigada pelo carinho! E tenha coragem, Deus está a frente! Se você precisar de um pouco mais de incentivo, eu falei sobre isso no último episódio do podcast, você pode ouvir no link abaixo, acredito que possa te ajudar! Beijos! <3

      https://www.manualdagarotacrista.com/2020/05/frustrada-e-sem-conseguir-sair-do-lugar.html

      Excluir
  9. oii, boa noite!
    Só posso dizer que foi a melhor coisa que li! Estava me sentindo assim há semanas, como se estivesse carregando um peso absurdo. Passei o dia adorando a Deus e encontrei seu site, o que me ajudou muito. Que Deus continue te abençoando sempre. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por compartilhar! E que alegria saber que te abençoei de alguma forma! <3

      Excluir
  10. Me converti tem 12 anos, mas cheguei em um momento da minha vida, que não entendo se estou sendo provada por Deus, e séria por isso que não consigo ver resposta de Deus, ou para o Senhor o que estou vivendo não é importante, luto contra isso, não quero retroceder, o Sacrifício de Jesus é real, a graça de Deus deve bastar para mim, mas também luto com a frustração, a insegurança o sentimento de rejeição, me pergunto o tempo todo o porquê as coisas tiveram que acontecer assim, se eu orava pelo oposto disso, Deus não me deve nada, Ele me amou quando não merecia, continuo sem merecer, acredito em seu Poder, mas não consigo entender o que Ele deseja de mim mediante as situações que estou vivendo, estou sem forças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luanna! Obrigada por compartilhar sua história, sei que não é fácil! Gravei falei sobre isso no último epísodio do podcast, você pode ouvir no link abaixo, acredito que possa te ajudar! <3

      https://www.manualdagarotacrista.com/2020/05/frustrada-e-sem-conseguir-sair-do-lugar.html

      Excluir
  11. Karen ao ler esse devocional me veja nessa mesma situação.
    Ando cansada fora o medo que eu sinto.
    Muita coisa para fazer e não sei por onde começar.
    Peço que Deus venha iluminar meu caminho.
    Estou cansada e sobre carregada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carola, sinto muito por você estar passando por isso. 😔 Se quiser ajuda, segue o instagram do @manualdagarotacrista ! Estamos fazendo um calendário de oração juntas, tenho certeza que vai te abençoar! 🖤

      Excluir
  12. Estou desse mesmo jeito não sei como resolver sabe quero sair dessa situação sinto que preciso de ajuda, meu serviço anda me estressando muito, to a ponto de surtar e nesse meio período ando com a saúde debilitada, é sinusite, dores de cabeça e corporal, e diversas outras coisas. Não sei como fazer pq até pra orar eu tô tendo dificuldade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiana, sinto muito por você estar passando por isso. 😔 Se quiser ajuda, segue o instagram do @manualdagarotacrista ! Estamos fazendo um calendário de oração juntas, tenho certeza que vai te abençoar! 🖤

      Excluir