13.7.19

O que significa "Refletir a glória de Deus"?


Essa ideia de "refletir a glória de Deus" não é novidade. Se você frequenta alguma igreja, certamente já ouviu falar sobre isso. Mas, você já parou para pensar nisso? Hoje eu quero te contar o que a bíblia fala sobre esse assunto! 

E não somos como Moisés, que punha um véu sobre a sua face, para que os filhos de Israel não olhassem firmemente para o fim daquilo que era transitório. (...) Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. 2 Coríntios 3:13;18

Em 2 Coríntios 3:7-18, vemos Paulo condenando a atitude de Moisés de cobrir o rosto com um véu.  Ele está falando a respeito de uma época no antigo testamento, quando apenas Moisés falava com Deus. As conversas de Deus com Moisés eram de uma intimidade tão profunda que a Bíblia descreve como "conversas face a face". Sempre que essas conversas aconteciam, Moisés voltava com o rosto brilhando, refletindo a glória de Deus (Êxodo 34.29-35). Mas, com o passar do tempo, esse "efeito" ia acabando e o rosto de Moisés ia voltando ao normal. Então, ele cobria o rosto com um véu até ter uma nova conversa com Deus e voltar brilhando novamente. Era um ciclo, de glória em glória. 

A glória no rosto de Moisés era uma condição temporária, e a atitude de cobrir o rosto com o véu nada mais era que uma forma de tentar esconder que "o efeito acabava". E é essa a atitude que Paulo condenou, o fato de que Moisés tentou esconder que aquela era uma situação transitória.


No contexto desse versículo Paulo está falando a respeito da mudança que Jesus causou na maneira que a humanidade se relacionava com Deus: antes, apenas algumas poucas pessoas experimentavam a verdadeira intimidade com Deus, hoje, através do Espírito Santo, todos nós podemos experimentar. 

Graças à Jesus, temos o Espírito Santo sempre com a gente. Ter o Espírito Santo em nós significa que nós podemos ter conversas "face a face" com Deus, e esse relacionamento de intimidade nos torna cada vez mais parecidos com Ele. Quando começamos a nos parecer com Jesus, começamos a refletir a glória de Deus para as pessoas ao nosso redor.

O seu modo de falar, de vestir, de pensar, de se comportar, tudo isso é tocado pelo seu relacionamento com Deus. Cada atitude sua é um testemunho para alguém. A glória de Deus pode ser refletida em cada um destes detalhes.  

Como qualquer relacionamento, quanto mais tempo você passa com alguém, mais você se parece com essa pessoa. Essa expressão "de glória em glória" significa "de conversa em conversa", "de transformação em transformação". É o processo de santificação que acontece quando vivemos uma vida de intimidade com Deus.

E aí? Você tem refletido a glória de Deus para as outras pessoas? 

4 comentários

  1. Apaz do senhor eu gostei muito ... Que Jesus te abençoe e te dê muita sabedoria amém

    ResponderExcluir
  2. Oi bom dia.
    A paz de Cristo para você e todas nós.
    Sou uma Pastora me chamo Geisa Motta.
    Gostaria de dizer que achei seu material sensacional e queria te peguntar se posso usar algumas coisas daqui de seu blog, como material para um princess Day que irei fazer para minhas meninas em minha igreja?
    Desde já grata por sua atenção.
    Se preferir entrar em contato comigo meu email é: geisagmotta@gmail.com E redes sociais MED Church instagran

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Geisa! Fico feliz que tenha gostado do MGC! Fique a vontade para usar os materiais, só peço que não retire os créditos. Que Deus abençoe você e suas meninas!

      Excluir
  3. Obrigada querida.
    Sim pode deixar, seus créditos estarão garantidos. Rsrs
    Se desejar podemos fazer uma troca, nós anunciamos seu blog em nosso Instagram e vc o nosso insta em seu blog.
    Fique na paz.

    ResponderExcluir