Qual é o propósito de Deus para os cristãos? O que Deus espera de nós?



O assunto "propósito"; é algo que vem sendo muito comentado nos últimos anos, e ainda que seja algo muito discutido, aparentemente, é algo bem difícil de se definir e de se compreender na sua totalidade.

Eu fiz uma pesquisa com quase 100 leitoras do blog, pedindo uma definição. Essas foram as mais comuns: 

 O que a palavra PROPÓSITO significa pra você?

- O caminho a ser seguido para chegar nos meus objetivos.
- Aquilo que me disponho a fazer, ou aquilo que Deus tem pra mim.
- O objetivo pelo qual faço algo.
- Algo a ser alcançado
- Um objetivo a se conquistar
- É algo que você planeja
- É quando você faz algo para atingir o resultado desejado.
- Um motivo pela qual nós nascemos
- O que devo realizar durante a minha vida.
- Um compromisso firmado com Deus
- O meu destino aquilo que eu vim cumprir na terra.
- Uma direção algo por lutar
- Propósito para mim está ligado à finalidade. Qual minha finalidade enquanto cristã.

Uh, muitas definições! Mas o que exatamente é um propósito? 
O dicionário define propósito¹ como: Finalidade, fim, mira. Aquilo que se pretende alcançar ou realizar.

Ok, nosso propósito é o nosso objetivo de vida, nosso alvo. 
E qual é o alvo do cristão? Cumprir a vontade de Deus.

Se você quer descobrir o propósito de Deus para a sua vida, precisa entender três coisas: Deus tem um propósito geral para toda a humanidade, Deus tem um propósito específico para a Sua igreja, e por fim, Deus tem um propósito particular para você.

1. O propósito de Deus para a humanidade: Relacionamento.

Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gênesis 1:27

Desde que fomos criados Deus se mostrou interessado em manter um relacionamento íntimo conosco. Ele visitou Adão e Eva todas as tardes até a entrada do pecado no mundo. Quando isso aconteceu, o relacionamento pleno com o nosso criador se tornou inviável já que o pecado não nos permite estar em Sua presença, porque Sua natureza é totalmente santa.

Inconformado com a separação, e manifestando sua imensurável graça, Deus nos prometeu a salvação. Ele nos enviou Jesus e pelo sangue do Filho nos vimos mais uma vez unidos com o Pai.

Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim." João 14:6

Ao aceitarmos Jesus como salvador das nossas vidas ganhamos livre acesso a presença de Deus, garantimos o direito a vida eterna e podemos desfrutar de toda graça, cuidado e amor que vêm do Pai.
Hoje, através de Jesus, nós podemos novamente nos relacionar com Deus, e assim, cumprir o propósito o original dEle para a humanidade.

2. O Propósito de Deus para a igreja: Discipulado.

Agora Deus nos revelou sua vontade secreta a respeito de Cristo, isto é, o cumprimento de seu bom propósito. E o plano é este: no devido tempo, ele reunirá sob a autoridade de Cristo tudo que existe nos céus e na terra. Efésios 1:‬9
Jesus se aproximou deles e disse: “Toda a autoridade no céu e na terra me foi dada. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinem esses novos discípulos a obedecerem a todas as ordens que eu lhes dei. E lembrem-se disto: estou sempre com vocês, até o fim dos tempos”. Mateus 28:18-20

Além de nosso salvador, Jesus é o nosso exemplo. Quando ele nos ordenou a fazer discípulos dEle, não esperava apenas que anunciássemos a salvação, e sim, que aprendêssemos com ele e ensinássemos outros a viver uma vida segundo a vontade de Deus. Ele nos ensinou a agir na verdade, no amor, e acima de tudo, nos ensinou a servir uns aos outros.

O discipulado bíblico (no sentido amplo da palavra) é o processo que nos ensina a viver segundo os padrões de Jesus, para impactar o mundo com essas atitudes. Cabe a mim e a você, como igreja de Cristo, sermos discípulos dEle, para que o mundo O conheça. Esse é o propósito da igreja, segundo o coração de Deus.

3. O propósito de Deus para a sua vida: Serviço.

O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros como eu os amei. João 15:12
Existem tipos diferentes de dons espirituais, mas o mesmo Espírito é a fonte de todos eles. Existem tipos diferentes de serviço, mas o Senhor a quem servimos é o mesmo. Deus trabalha de maneiras diferentes, mas é o mesmo Deus que opera em todos nós. A cada um de nós é concedida a manifestação do Espírito para o benefício de todos. (...) 1Coríntios 12:4-8 
O corpo humano tem muitas partes, mas elas formam um só corpo. (...) O mesmo acontece com relação a Cristo. Juntos, todos vocês são o corpo de Cristo, e cada um é uma parte dele. 1Coríntios 12:12;27

O seu papel como cristão é amar ao próximo como Jesus nos amou. Esse amor se manifesta através das atitudes, mas também, através do serviço. Servir uns aos outros significa trabalhar para o bem uns dos outros.

Saber qual é a sua função como membro do corpo de Cristo faz com que você viva a plenitude do seu propósito na terra. Através dos seus dons e talentos, da sua personalidade e da sua história, através de cada detalhe da sua vida você vai impactar pessoas. E através de você, Jesus vai transformar vidas. Esse é o seu propósito.

Para viver uma vida de acordo com a vontade de Deus, você precisa viver com estes três propósitos em mente.  E enquanto você busca descobrir o seu propósito específico, deve sempre lembrar que o seu propósito é o ponto mais estreito do funil e ele deve estar alinhado com o propósito de Deus para a igreja e para a humanidade. 

Em outras palavras: o seu propósito é servir a Deus em tudo o que faz, porque assim você estará testemunhando aos outros e fazendo discípulos. Ao fazer discípulos, você estará contribuindo com o propósito dEle para a igreja. Com o avanço do Reino através da igreja, você estará contribuindo para que todos tenham novamente livre acesso ao Pai, de forma que a humanidade cumpra novamente o seu propósito, que é se relacionar com Ele!


Medite e Responda:
1. As minhas atitudes, no meu dia a dia, revelam ao mundo que eu sirvo a Deus?
2. O que eu posso fazer para contribuir com o avanço do reino?


Esse texto faz parte da série DESCUBRA SEU PROPÓSITO. Clique aqui para saber mais!

Um comentário

  1. Eu estava meditando sobre os propósitos de Deus para minha vida e tinha ficado um pouco confusa, mas agora, depois de ler seu post, estou entendendo bem melhor, obrigada!

    ResponderExcluir