top of page

Qual é o propósito de Deus para os cristãos? O que Deus espera de nós?

Atualizado: 7 de jul. de 2021


O assunto “propósito”; é algo que vem sendo muito comentado nos últimos anos, e ainda que seja algo muito discutido, aparentemente, é algo bem difícil de se definir e de se compreender na sua totalidade. Eu fiz uma pesquisa com quase 100 leitoras do blog, pedindo uma definição. Essas foram as mais comuns: 


 O que a palavra PROPÓSITO significa pra você?

  • O caminho a ser seguido para chegar nos meus objetivos.

  • Aquilo que me disponho a fazer, ou aquilo que Deus tem pra mim.

  • O objetivo pelo qual faço algo.

  • Algo a ser alcançado.

  • Um objetivo a se conquistar

  • É algo que você planeja.

  • É quando você faz algo para atingir o resultado desejado.

  • Um motivo pela qual nós nascemos.

  • O que devo realizar durante a minha vida.

  • Um compromisso firmado com Deus

  • O meu destino aquilo que eu vim cumprir na terra.

  • Uma direção algo por lutar

  • Propósito para mim está ligado à finalidade. Qual minha finalidade enquanto cristã.

Uh, muitas definições! Mas o que exatamente é um propósito? O dicionário define propósito¹ como: Finalidade, fim, mira. Aquilo que se pretende alcançar ou realizar.


Ok, nosso propósito é o nosso objetivo de vida, nosso alvo. E qual é o alvo do cristão? Cumprir a vontade de Deus. Se você quer descobrir o propósito de Deus para a sua vida, precisa entender três coisas: Deus tem um propósito geral para toda a humanidade, Deus tem um propósito específico para a Sua igreja, e por fim, Deus tem um propósito particular para você.



 

O propósito de Deus para a humanidade: Relacionamento.



Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.



Desde que fomos criados Deus se mostrou interessado em manter um relacionamento íntimo conosco. Ele visitou Adão e Eva todas as tardes até a entrada do pecado no mundo. Quando isso aconteceu, o relacionamento pleno com o nosso criador se tornou inviável já que o pecado não nos permite estar em Sua presença, porque Sua natureza é totalmente santa.


Inconformado com a separação, e manifestando sua imensurável graça, Deus nos prometeu a salvação. Ele nos enviou Jesus e pelo sangue do Filho nos vimos mais uma vez unidos com o Pai.



Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.”



Ao aceitarmos Jesus como salvador das nossas vidas ganhamos livre acesso a presença de Deus, garantimos o direito a vida eterna e podemos desfrutar de toda graça, cuidado e amor que vêm do Pai. Hoje, através de Jesus, nós podemos novamente nos relacionar com Deus, e assim, cumprir o propósito o original dEle para a humanidade.


 

O Propósito de Deus para a igreja: Discipulado.



Agora Deus nos revelou sua vontade secreta a respeito de Cristo, isto é, o cumprimento de seu bom propósito. E o plano é este: no devido tempo, ele reunirá sob a autoridade de Cristo tudo que existe nos céus e na terra.



Jesus se aproximou deles e disse: “Toda a autoridade no céu e na terra me foi dada. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinem esses novos discípulos a obedecerem a todas as ordens que eu lhes dei. E lembrem-se disto: estou sempre com vocês, até o fim dos tempos”.



Além de nosso salvador, Jesus é o nosso exemplo. Quando ele nos ordenou a fazer discípulos dEle, não esperava apenas que anunciássemos a salvação, e sim, que aprendêssemos com ele e ensinássemos outros a viver uma vida segundo a vontade de Deus. Ele nos ensinou a agir na verdade, no amor, e acima de tudo, nos ensinou a servir uns aos outros.


O discipulado bíblico (no sentido amplo da palavra) é o processo que nos ensina a viver segundo os padrões de Jesus, para impactar o mundo com essas atitudes. Cabe a mim e a você, como igreja de Cristo, sermos discípulos dEle, para que o mundo O conheça. Esse é o propósito da igreja, segundo o coração de Deus.



 

O propósito de Deus para a sua vida: Serviço.


O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros como eu os amei.


Existem tipos diferentes de dons espirituais, mas o mesmo Espírito é a fonte de todos eles. Existem tipos diferentes de serviço, mas o Senhor a quem servimos é o mesmo. Deus trabalha de maneiras diferentes, mas é o mesmo Deus que opera em todos nós. A cada um de nós é concedida a manifestação do Espírito para o benefício de todos. (…)


O corpo humano tem muitas partes, mas elas formam um só corpo. (…) O mesmo acontece com relação a Cristo. Juntos, todos vocês são o corpo de Cristo, e cada um é uma parte dele.


O seu papel como cristão é amar ao próximo como Jesus nos amou. Esse amor se manifesta através das atitudes, mas também, através do serviço. Servir uns aos outros significa trabalhar para o bem uns dos outros.


Saber qual é a sua função como membro do corpo de Cristo faz com que você viva a plenitude do seu propósito na terra. Através dos seus dons e talentos, da sua personalidade e da sua história, através de cada detalhe da sua vida você vai impactar pessoas. E através de você, Jesus vai transformar vidas. Esse é o seu propósito.


Para viver uma vida de acordo com a vontade de Deus, você precisa viver com estes três propósitos em mente.  E enquanto você busca descobrir o seu propósito específico, deve sempre lembrar que o seu propósito é o ponto mais estreito do funil e ele deve estar alinhado com o propósito de Deus para a igreja e para a humanidade. 


Em outras palavras: o seu propósito é servir a Deus em tudo o que faz, porque assim você estará testemunhando aos outros e fazendo discípulos. Ao fazer discípulos, você estará contribuindo com o propósito dEle para a igreja. Com o avanço do Reino através da igreja, você estará contribuindo para que todos tenham novamente livre acesso ao Pai, de forma que a humanidade cumpra novamente o seu propósito, que é se relacionar com Ele!



Medite e Responda:

1. As minhas atitudes, no meu dia a dia, revelam ao mundo que eu sirvo a Deus? 2. O que eu posso fazer para contribuir com o avanço do reino?

5.086 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page