top of page

Entenda a diferença entre PROPÓSITO e CHAMADO.

Atualizado: 7 de jul. de 2021



Uma das decisões mais importantes da minha vida foi a escolha da minha graduação. Eu não fui uma daquelas pessoas que sempre soube o que deveria fazer, então, naquele tempo eu me sentia insegura, com muito medo de escolher errado. Aquela decisão moldaria, no mínimo, os próximos cinco anos da minha vida e eu só conseguia sentir o peso da escolha.


Deus, então me direcionou para o curso de Direito, depois, para a advocacia, depois, para a consultoria jurídica. Desde então se passaram 8 anos, e posso dizer que nos primeiros 7, eu tive que exercer muita fé, pois apenas recentemente encontrei alegria e prazer na carreira. (Saiba mais lendo o meu testemunho aqui). 


Imagine 7 anos de confusão, nos quais eu muitas vezes precisei voltar para Deus e perguntar “Senhor, é isso mesmo? É esse o meu propósito? Esse caminho não parece bom, perfeito ou agradável…”. E Ele, em sua infinita misericórdia, me dizia “Confie em mim, siga em frente”. 


Durante esse tempo eu pude aprender a diferença entre PROPÓSITO, CHAMADO, VOCAÇÃO, MINISTÉRIO, DONS, TALENTOS e PROFISSÃO. Hoje, sabendo esses conceitos, ficou muito mais fácil encarar a minha jornada e com certeza vai te ajudar a encarar a sua! 


Quero dedicar o texto de hoje para te ensinar a diferença entre os dois primeiros. Vamos lá? 



 

PROPÓSITO e CHAMADO


A diferença é a seguinte: você tem apenas um propósito, mas para realizá-lo, passará por vários chamados. O seu propósito é um só, os seus chamados, vários!



PRO·PÓ·SI·TO: Finalidade, fim, mira. Aquilo que se pretende alcançar ou realizar.


CHA·MA·DO: Que se chamou; que foi convocado; convidado, escolhido. Que recebeu uma designação; designado, denominado.



A diferença se torna clara quando observamos a vida de Jesus.


Já vimos anteriormente que Jesus cumpriu o seu propósito e se alegrou com a sua realização (Hebreus 12:2). Mas o cumprimento do seu propósito não foi feito só de alegrias, nem mesmo por momentos de realização pessoal. Entre o seu nascimento (Mateus 1:18) e a sua ressurreição (Mateus 28:6), estava a crucificação (Mateus 27:26). 


Podemos entender que a cruz não era o propósito da vida de Jesus, o seu propósito era conquistar a nossa salvação (João 3:16). A cruz foi um chamado que precisava ser realizado no caminho do cumprimento do seu propósito. Jesus claramente não desejava passar pela cruz, ele pediu a Deus que a afastasse se possível, mas no fim escolheu obedecer ao chamado do Pai.



Indo um pouco mais adiante, [Jesus] prostrou-se com o rosto em terra e orou: “Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres”. 


Ao longo da vida somos chamados para cumprir várias obrigações e conquistar diversas oportunidades. Cada etapa vivida, cada função exercida, cada lugar por onde você passa, são chamados que contribuem para a realização do seu propósito!


Eu encarei a escolha da graduação como meu propósito, depois encarei meu primeiro emprego como propósito, depois o segundo emprego, e assim por diante. A consequência disso foi a seguinte: sempre que precisei mudar de rumo, eu ficava insegura, tinha medo de sair de um trabalho para outro, pensando que estaria “decepcionando a Deus” ou “saindo do meu propósito”. 


O que eu não sabia, era que a faculdade, e até mesmo os meus primeiros empregos, eram apenas um chamado, ou, alguns chamados. Nenhum deles era o meu propósito. O meu propósito era muito maior do que essas pequenas etapas da vida. 


Vemos isso nos diversos chamados realizados por Jesus: o batismo (Mateus 3:16), a tentação no deserto (Mateus 4:1), a escolha dos discípulos (Mateus 4:18, 9:9), etc. Todas essas etapas foram necessárias para que a salvação chegasse até nós!


Conhecer a diferença entre chamado e propósito nos ajuda a lidar com as etapas difíceis, você pode viver cada chamado com a convicção de que, mesmo diante de uma situação ruim, todas as coisas cooperam para o cumprimento do propósito de Deus em sua vida!



Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.



Muito mais do que enfrentar uma dificuldade atrás da outra, acredite que o propósito do Senhor é o melhor para a sua vida! 


Sua vida será repleta de bons chamados, ainda que você enfrente algumas dificuldades. Acima de tudo, mantenha os olhos na alegria que Deus tem prometida para você!


Medite e Responda: 


1. Você consegue identificar chamados que começaram e terminaram em sua vida?

2. Você identifica o chamado que tem vivido hoje? 

12.453 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page