top of page

Por que tenho que ler a bíblia?

Atualizado: 15 de jan. de 2021



No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ela estava com Deus no princípio. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito.


Vamos começar pelo princípio! Este versículo sempre me pareceu muito complexo, mas hoje, consigo interpretá-lo em conjunto com alguns outros versículos. Por exemplo, se você continuar a ler o capítulo, verá que o autor estava falando de Jesus nessa introdução. Quando ele diz que Nele está a vida (versículo 4), vemos uma ligação direta ao ensinamento de Jesus quando ele mesmo afirmou que era o caminho, a verdade e a vida.  Isso ressalta a importância de sempre ler a bíblia de acordo com o contexto e os demais livros para evitar confusões, afinal, a Palavra de Deus se completa.


Hoje quando eu leio este versículo imediatamente penso em Jesus. Algumas traduções dizem “verbo” no lugar de “palavra”, e para mim, o significado disso é que Jesus é a palavra. Pensando nisso, podemos entender duas coisas.


1) Quando lemos os primeiros capítulos da bíblia, conhecemos um pouco sobre a criação. E ali, vemos que Deus criou tudo por meio da palavra. Por exemplo, “haja luz”. Logo, se Jesus é a palavra, podemos ver que Deus criou tudo através de Jesus! Isso, inclusive, é o que diz no versículo 2! Que todas as coisas foram feitas por intermédio dele (Jesus) que é a palavra (dita por Deus).


Isso significa que Jesus é a razão pela qual tudo existe! Tudo! Olhe ao redor, veja a criação de Deus! Olhe a natureza, os pássaros, o céu, o ar que você respira! Jesus está em tudo isso! Acredito que é por isso que a bíblia também fala que a criação glorifica à Deus.



Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos. Um dia fala disso a outro dia; uma noite o revela a outra noite. Sem discurso nem palavras, não se ouve a sua voz. Mas a sua voz ressoa por toda a terra, e as suas palavras, até os confins do mundo. (…)



Não é lindo? A própria criação anuncia o nosso Deus!


2) Se Jesus é a palavra, ele é também a Palavra. Ou seja, a Bíblia. Quando lemos a bíblia, podemos imaginar Jesus falando conosco, nos ensinando. Afinal, ele é a palavra de Deus! Ninguém pode nos ensinar mais sobre Deus do que a sua própria Palavra, não é? Desta forma, se desejamos permanecer firmes e inabaláveis na nossa fé, precisamos conhecer a bíblia, meditar nela, guardá-la no coração. Assim estaremos guardando Jesus em nosso coração!



Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo.



Pense nisso: em que você baseia a sua fé? Naquilo que lhe dizem, ou no que o Espírito Santo te revela quando você está meditando na Palavra de Deus? Acho que esse é o ponto principal do blog. Se o fundamento não for Jesus, não for a palavra de Deus, tudo ruirá. Você, e eu, precisamos entender que enquanto não aprendermos a firmar nossa fé na palavra, seremos abaladas por qualquer coisa. Qualquer pessoa que apareça com um discurso eloquente, ou uma discussão lógica, vai quebrar seus argumentos e abalar a sua fé. Você vai se pegar questionando o que acredita e sendo convencida a agir em desacordo com a vontade de Deus.


Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. (…)



Você quer saber quem é Jesus? Corra para a bíblia. Você precisa entender melhor o que é a salvação? Corra para a bíblia. Você tem dúvidas sobre dízimos e ofertas? Corra para a bíblia. Etc.


E sim, vai ser um pouco difícil no começo, mas é apenas porque a bíblia não é um livro como os outros, com um sumário, uma ordem e um raciocínio lógico. Isso acontece porque ela foi escrita ao longo de milhares de anos por diversos autores. Então sim, você vai se bater um pouquinho no começo, mas não desista! Como diz o Pr. Luciano Subirá, a bíblia é como um quebra-cabeças. No começo você vai separando as partes que consegue identificar, vai montando as bordas, e depois vai preenchendo. Então, nós precisamos começar por aquilo que é mais fácil de entender e aplicar,essas são as bordas. Depois vamos identificando assuntos mais difíceis, que são aquelas peças do meio. Conforme montamos o quebra-cabeças, vamos enxergando a figura como um todo. O mesmo acontece com a bíblia!


Lembrando que, graças a Deus, não precisamos fazer isso sozinhas! Temos um cara incrível do nosso lado chamado Espírito Santo, que nos capacita a entender a bíblia. Nós só precisamos pedir a ajuda dele!  Ufa! Hahaha


Então, vamos nos esforçar para estudar todos os dias e procurar aplicar os ensinamentos da bíblia em nossa vida, ok? Estamos combinadas? 🙂

283 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page