top of page

Como descobrir qual é o meu propósito?

Atualizado: 7 de jul. de 2021



Acredito que a esta altura você quase não aguente de tanta ansiedade para descobrir de uma vez por todas qual é o seu propósito, não é mesmo? Hoje eu vou te dizer exatamente qual a fórmula!


A revelação do nosso propósito é uma das mais profundas revelações da nossa caminhada cristã. Em hebreus 5: 11-15, vemos que a revelação da palavra de Deus (nosso alimento) deve ser recebida por cada um de acordo com o seu estágio de maturidade: leite para as crianças, alimento sólido para os adultos. Deus não nos dá carga maior do que podemos suportar. 



(…) temos muito que dizer, coisas difíceis de explicar, porque vocês se tornaram lentos para aprender. De fato, embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares da palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido! Quem se alimenta de leite ainda é criança, e não tem experiência no ensino da justiça. Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal.



Vemos Deus agindo desta maneira na história de José no Egito (Êxodo 37-43). 


O propósito de Deus era usar José como governador do Egito, a segunda maior autoridade depois de faraó, para que um dia ele fosse usado para salvar inúmeras vidas da fome que assolaria aquela terra, preservando também a vida da sua família, pois eles eram o povo escolhido por Deus para levar a salvação a toda a humanidade. 


Apesar deste propósito ser claro para nós, que podemos ler a história inteira em minutos, para José as coisas aconteceram lentamente. Deus não revelou o Seu plano antes que ele estivesse preparado.


José viveu chamados muito difíceis: foi vendido por seus irmãos, levado como escravo a uma terra estranha, acusado injustamente de ter atacado a esposa de Potifar e lançado em uma prisão na qual viveu por anos. Ao longo do caminho ele permaneceu fiel a Deus e sempre buscou cumprir a vontade do Senhor, e Deus esteve com ele em cada etapa. A cada chamado vemos Deus usando as habilidades de José para tornar real o plano que Ele havia traçado, tanto as habilidades naturais (talento para administração – tudo o que ele fazia, prosperava) quanto espirituais (interpretação de sonhos).


Imagine qual seria o desfecho da história, caso Deus revelasse tudo isso a José antes do tempo? Quando ele ainda era apenas um garoto imaturo e cheio de sonhos? Ele provavelmente responderia algo como “Olha Deus, ser governador do Egito parece uma boa oportunidade, mas aquela parte de ser vendido, escravizado e preso… Veja bem…”. Muito provavelmente, assim como eu e você, José tentaria evitar o sofrimento e acabaria sem cumprir o seu propósito. 


Diante de tudo isso, fica nítido que Deus não revela o nosso propósito até que estejamos prontos para receber esta revelação. Deus revela a Sua vontade no tempo certo, de acordo a nossa maturidade. 


O segredo é o seguinte: seu propósito só se revela quando as suas maturidades mental, emocional e espiritual se alinham.


O crescimento natural, em idade, acontece independente da nossa vontade. Os anos passam e vamos envelhecendo. Diferente disso, o crescimento mental, emocional e espiritual só acontece quando somos ensinados. Todos nós conhecemos pessoas que, apesar de já adultas, não têm qualquer maturidade, certo?


Infelizmente, nem todas as pessoas são ensinadas. A boa notícia é que o nosso Deus é o maior interessado em nos ensinar! Ele nos deixou a sua palavra para que pudéssemos buscar a maturidade! Inclusive, ele nos diz para desejá-la ardentemente: 


“Desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação”.


Isso significa que você pode sim acelerar a revelação do seu propósito! Se você se dedicar a amadurecer, a revelação virá. Mas como buscar a maturidade de uma forma prática? 


Você precisa buscar três coisas: Relacionamento com Deus, Autoconhecimento e Desenvolvimento pessoal. 


O seu relacionamento com Deus faz com que você cresça espiritualmente. Para isso você precisa se dedicar ao estudo da bíblia, a oração, ao jejum. Também é importante ter referências de homens e mulheres de Deus para que você possa ser ensinada. Para começar, se dedique ao seu devocional e seja parte de uma igreja. Busque estudar e a praticar tudo aquilo que Deus te ensinar através da bíblia. 


O autoconhecimento, guiado pelo Espírito Santo, te leva a descobrir quem Deus sonhou que você fosse. É assim que você consegue descobrir a sua identidade: sondando o coração do Pai, olhando além das barreiras dos seus pecados e das injustiças sofridas. É também através do autoconhecimento que você identifica tudo aquilo que existe em você e que te impede de ser quem Deus quer que você seja. 


O desenvolvimento pessoal (emocional, mental, espiritual) é o seu desenvolvimento como pessoa. Ele é o processo que une o seu relacionamento com Deus e seu autoconhecimento. É nele que você faz a sua parte, enquanto Deus faz a dEle. Quando você se coloca nesse processo, começa a buscar ferramentas que te ajudem a moldar os seus pensamentos e os seus hábitos conforme as verdades bíblicas.


LEMBRE-SE: a busca pelo crescimento te faz amadurecer e a maturidade faz com que o seu propósito seja revelado. 


Deus pode nos dar indícios do nosso propósito ao longo do nosso crescimento, mas a sua revelação plena não chegará fora do tempo. Nós não podemos fazer nada para acelerar o nosso crescimento natural, mas podemos nos dedicar para crescer espiritualmente, para que quando a idade natural necessária à revelação do propósito chegue, não sejamos impedidos de recebê-la por falta de maturidade.


Continue desejando, continue ardendo! Não deixe que o processo da descoberta seja um empecilho! Abrace o processo! Abrace e ame cada etapa! Deus tem algo especial para cada pedacinho da sua jornada, mesmo antes da revelação plena do seu propósito!



Medite e Responda:

  1. Numa escala de 1 a 10, como está a sua vida com Deus? O que você pode fazer para melhorar?

  2. Será que você se conhece bem? Se precisasse se definir em uma frase curta, o que diria?

  3. Se você pudesse escolher um único comportamento para mudar no próximo ano, qual seria?

5.007 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page