O que te impede? | Série ''Sendo luz no mundo'' - Parte 3

1 comment



Oi gente! Chegamos ao último texto da nossa série, que tinha como objetivo mostrar pontos importantes que nos ajudam a ser como luz no mundo, assim como está escrito em Mateus:

"Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte." - Mateus 5:14

Durante a série, quis mostrar o quão importante é sermos gratos e o valor da nossa essência. Agora, no nosso último texto, queria saber de vocês: existe algo que te afasta de Deus? O que te impede de estar mais perto do Pai?

Esses dias, estava lendo o livro de Lucas e Deus me chamou a atenção na passagem da Parábola do Semeador, em Lucas 8:4.

"Afluindo uma grande multidão e vindo com ele gente de todas as cidades, disse Jesus por parábola: Eis que o semeador saiu a semear. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada, e as aves do céu a comeram. Outra caiu sobre a pedra; e tendo crescido, secou por falta de umidade. Outra caiu no meio dos espinhos; e estes, ao crescerem com ela, a sufocaram. Outra, afinal, caiu em boa terra; cresceu e produziu a cento por um. Dizendo isto, clamou: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça." - Lucas 8:4-8

Essa parábola é tão curta e simples, mas o seu significado é grandioso e nos faz refletir num assunto muito importante. Eu entendo que a palavra de Deus é como a semente. E nós podemos ser interpretados como os tipos de solo. O solo é a principal fonte de sobrevivência para a semente posteriormente se transformar em uma linda planta. Dependendo do tipo do solo, as plantas crescem e muitas delas dão frutos. Temos diversos tipos de solo e na parábola, Jesus cita quatro tipos: o seco, com pedras, espinhoso e frutífero.

O solo seco é aquele sem nenhuma perspectiva de vida para a semente. Ela nem chega a ser plantada, fica na superfície. O solo com pedras significa que a semente consegue passar da superfície, mas não consegue criar raiz, não consegue se desenvolver. O solo espinhoso, é aquele que a semente é plantada, cria raiz, mas sobrevive por pouco tempo, já que as condições em que é criada não permite a sua longa duração. E por fim, temos o solo frutífero, no qual a semente consegue ser plantada, cria raiz e possui condições para que se desenvolva e dê lindos frutos.

Então agora eu te pergunto: QUE TIPO DE SOLO VOCÊ É? É aquele no qual a palavra de Deus consegue crescer e se desenvolver, é aquele que permite a semente criar raiz, mas a impede de se desenvolver, seja por falta de condições ou até tendo condições, mas não sendo as apropriadas, ou você é aquele solo que nem permite que a semente passe da superfície? Se você não permite a semente, ou seja, não permite que a palavra de Deus cresça e dê frutos, O QUE TE IMPEDE DE SER UM SOLO FRUTÍFERO?

Gente, vocês já pararam para pensar o quanto as vezes somos tão egoístas?!!! É sério! Como lemos em João, Deus permitiu que o Seu filho passasse por tudo aquilo, por nossa causa! Jesus morreu para que nós tenhamos a vida eterna! Vocês têm ideia do quão isso é grandioso? Você hoje, entregaria a sua vida, sendo jovem e cheia de sonhos pela vida de um amigo por exemplo, ou por alguém que você não conheça?

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. " - João 3:16

Cristo fez algo tão grandioso por nós e as vezes nós nos afastamos Dele por coisas tão banais! Às vezes deixamos de orar e fazer o nosso devocional simplesmente porque o dia foi corrido e ficamos com preguiça. Nos afastamos da presença de Deus simplesmente por estarmos próximas à pessoas que não deveríamos estar perto. Nos afastamos porque não conseguimos largar diversas manias, como ir à balada ou ouvir músicas que não engrandecem a nossa fé. Entristecemos Deus por ouvirmos deboches a nossa fé e ficarmos quietos, por medo de sermos excluídos da roda de amigos.

Deus deu a vida do seu filho em troca da nossa salvação! E as vezes, ficamos chateadas com Ele, só porque uma oração não foi respondida da maneira que queríamos. Nós, as vezes, impedimos que a palavra cresça em nossos corações por conta de atitudes tão mesquinhas pensando somente no nosso bem estar. Precisamos parar para pensar se as nossas atitudes condizem com o amor de Deus para conosco. Estamos sendo gratos por tudo o que Cristo sofreu por nós?

Reflita no que te impede de ser um solo frutífero. Será que esses hábitos ou atitudes que tomamos, valem à pena? Será que chegou a hora de mudarmos? Será que aquela preguiça que te vence sempre na hora de fazer o seu devocional, ou a falta de respeito que você usa para tratar os seus pais ou qualquer outra pessoa, como também aquela música com uma letra nada edificante que você escuta sem ninguém estar por perto, valem tanto a pena a ponto de você se afastar de Deus?

Como já disse no primeiro texto dessa série, a gratidão é muito importante, porém agradecer não é apenas dizer "obrigado Senhor" nas nossas orações. Não adianta agradecermos e nos afastarmos logo depois por esses motivos tão banais do nosso dia a dia. Jesus não morreu naquela cruz para nos ter apenas quando nos convém. Jesus morreu naquela cruz para nos ter por inteiro. O que te impede de se entregar por inteiro?

"Então Jesus disse aos seus discípulos: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a sua vida por minha causa, a encontrará. Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma? Pois o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então recompensará a cada um de acordo com o que tenha feito." - Mateus 16:24-27

E assim finalizamos a nossa série "Sendo Luz no Mundo". Espero que tenham gostado!
Se gostou, lembre de comentar e compartilhar!

Beijos,
Thamires. 

 ________________
TEXTO CRIADO EM COLABORAÇÃO COM:
"O Teu amor me sustentará, a Tua graça não me faltará."
*PARA SABER MAIS SOBRE A THAMI, CLIQUE AQUI. 
Se você deseja ser colunista aqui no blog, saiba mais clicando no link abaixo:
.: SEJA PARTE DA EQUIPE MGC! :.
Se este conteúdo te abençoou, lembre de comentar e compartilhar!

Um comentário: