Por que é tão difícil acreditar que Deus faz o melhor para nós?

2 comentários


Um dia desses eu estava com uma amiga ouvindo o novo louvor da Eyshila, chamado “O Milagre Sou Eu”. O refrão da música diz:

“Se Ele quiser, Ele ressuscita mortos, Ele faz o impossível, tudo porque Ele é Deus! Mas se Ele não quer que aconteça do meu jeito, eu declaro que eu aceito e agora o milagre sou eu!”

Tendo em vista que essa música foi escrita pela Eyshila em um momento de muita dor que foi a morte de seu filho mais velho, Matheus Oliveira, de 17 anos, minha amiga comentou como era um ato de muita coragem e força a cantora dizer que preferia a vontade de Deus diante de toda aquela situação.


Isso me fez pensar bastante. Quantas vezes sentimos medo de clamar a vontade de Deus para as nossas vidas?


A Thamires já fez um post muito bem escrito acerca da vontade de Deus para nós, intitulado Que Seja Feita a Tua Vontade...?. Se você ainda não leu, separe um tempo para refletir na mensagem, vale à pena!


O que quero colocar em questão é o seguinte: por que nós temos tamanha resistência em acreditar que a vontade de Deus é realmente a melhor?


Bastante conhecido, Romanos 8:28 diz:

“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”

Ao meu ver, é realmente complicado entender esse versículo quando olhamos para a realidade que nos cerca. Como é possível que todas as coisas contribuam para o meu bem diante de tantos fracassos e insucessos que marcaram minha vida? Como o sofrimento e as injustiças que eu já passei pode ser um fator colocado por Deus na minha vida para o meu bem? Será que isso tudo acontece por que de alguma forma eu não amo a Deus verdadeiramente?     


Questões como essas podem trazer um caráter contraditório para esse versículo. É muito difícil para a nossa carne entender que Deus está cuidando de nós em momentos mais delicados. O que acontece é que somos humanos, e é da nossa natureza o caráter imediatista e egoísta.


 Deus opera em tudo para o nosso bem, não apenas em acontecimentos isolados. Isso não significa que tudo o que nos acontece seja bom. O mal prevalece nesse mundo decadente, mas Deus é capaz de transformar todas as circunstâncias que nos rodeiam, a fim de que nos sejam benéficos a longo prazo. Deus opera em tudo não somente para deixar-nos felizes, mas para cumprir o Seu propósito.
 (Comentário da Bíblia de estudo Aplicação Pessoal, página 1566)


Isso tudo me faz lembrar da música “Mesmo Sem Entender”, gravada pelo Thalles Roberto. A parte abaixo resume o que estou tentando passar para vocês:

“E Deus, porque sou tão pequenino assim eu vou ficar quietinho aqui no seu colo esperando o tempo certo de tudo, porque eu sei que vais cuidar de mim e o seu melhor está por vir... Eu sei que é o melhor pra mim, mesmo sem entender.”

Uma vez que entregamos toda a nossa vida diante do altar de Deus, entregamos para Ele o controle de tudo! Devemos, portanto, reconhecer a nossa incapacidade de cuidar sozinhos de nossa própria vida e clamar a Ele pela força e pela fé necessárias para confiar Nele apesar das circunstâncias. O nosso Senhor não perdeu o controle de nossas vidas! Nada que Ele faz acontece sem que haja um propósito maior por trás da situação que você está passando.


Em outro contexto, Jesus respondeu uma indagação de Pedro da seguinte maneira: 

 “Respondeu Jesus, e disse-lhe: o que eu faço não o sabes agora, mas tu o saberás depois.”
João 13.7

Se você parar para pensar, essa resposta de Jesus se aplica a diversas questões de nossas vidas. Você não conhece os planos de Deus agora, mas conhecerá depois. Porém, até lá é necessário que você cresça, que você adquira paciência, que você aprenda a confiar e depender totalmente Dele. E para que isso ocorra é necessário que você passe por situações em que só o Senhor pode te ajudar!


Então, se você está passando por um deserto, acha que Deus se esqueceu de sua vida e se sente só, triste e desamparada, escute a mensagem de Dele! Eu tenho certeza de que lá no fundo você ainda pode ouvir a voz do Espírito Santo dizendo que esses sentimentos não expressam a verdade. Pare de dar atenção para essa dor e conte tudo para Deus!


Dobre os seus joelhos e converse com Ele. Conte seus dilemas, suas dores, chore, clame. Mas não desista. Não tenha medo de aceitar verdadeiramente a vontade de Deus para a sua vida. Não tenha medo das provas que você terá que passar para alcançar as promessas que Ele te fez porque Ele mesmo disse que nos daria força necessária.


Ele é fiel e nunca nos desamparará! Todavia, é necessário que você passe por esses momentos prostrada diante Dele, para não enfraquecer e dar lugar aos pensamentos malignos que vêm para roubar a sua paz.


Que a paz de Cristo habite em você! 

 ________________

TEXTO CRIADO EM COLABORAÇÃO COM:

Fernanda Alves Monteiro, 19 anos.
"Senhor, fazei de mim como as ondas do mar,
que fazem de cada recuo um impulso para ir mais adiante..."

*PARA SABER MAIS SOBRE A FER, CLIQUE AQUI.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo texto! Veio no momento certo para mim! Que Deus continue usando vocês!

    ResponderExcluir