Como conciliar meus planos com a vontade de Deus?

1 comment

Nesse período de começo de ano conversei com amigos e familiares acerca das expectativas para o ano que está se iniciando. Para minha surpresa, recebi majoritariamente respostas não muito animadoras. Parece que nós estamos tão acostumados a ressaltar as coisas negativas que nos acontecem que perdemos o brilho das pequenas coisas, sabe?


Na tentativa de nos proteger sonhamos menos, almejamos menos.


Eu, por outro lado, sempre gostei de fazer uma retrospectiva do ano que se passou e de fazer metas, planos e sonhos para o outro ano. O estudo de hoje é sobre esse debate. É saudável na perspectiva cristã criarmos metas e fazermos planos?

“Eia agora vós, que dizeis: hoje, ou amanhã, irmãos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. Em lugar do que devíeis dizer: se o SENHOR quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo.” ~ Tiago 4.13-15

Em nossa caminhada é comum que nos frustremos. Tais frustrações podem nos desanimar de fazer planos, e é por isso que nos deparamos com tanto desânimo após um ano difícil. Todavia, enquanto a nossa felicidade estiver ligada aos nossos próprios planos, ela estará fadada ao fracasso.


Devemos nos fundamentar diariamente na ideia expressa no versículo 15 citado. Se o SENHOR quiser vai dar certo, isso ou aquilo acontecerá apenas se o SENHOR aprouver, uma vez que tudo o que acontece é por Ele e para Ele. A única forma de ver as coisas acontecerem na sua vida e projetando não só o seu ano, mas todo o seu viver no Senhor. Mas como?


1 – Cultive uma vida de oração e de devocional diariamente.

“Portanto, levantem as suas mãos cansadas e fortaleçam os seus joelhos enfraquecidos.” ~ Hebreus 12.12

Deus nos quer fortes. Para alcançarmos lugares altos devemos estar firmes e fortalecidos. Se fortaleça para conhecer o melhor de Deus. Como fazer isso? Orando.


A oração é um meio maravilhoso que Deus nos deixou para que conversássemos com Ele, para manter a comunhão com o amado de nossa alma. Apenas converse com Ele, abra o seu coração que Ele te entende.

“Ele se afastou deles a uma pequena distância, ajoelhou-se e começou a orar: ‘Pai, se queres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a Tua’. Apareceu-lhe então um anjo do céu que o fortalecia.” ~ Lucas 22.41-43

No contexto desse versículo, Jesus estava prestes a ser entregado à morte. Se o próprio Deus encarnado se sentiu fraco e aflito, imagine nós que somos limitados e falhos. O mais importante, porém, é notar como Jesus lida com esses sentimentos. Mesmo estando aflito e chorando, Ele não teve dúvidas de que Deus o ajudaria. E, como a Palavra diz, Deus enviou um anjo para o fortalecer e o fortificar. Da mesma forma, se você tiver liberdade para desabafar com Ele, certamente virá o socorro. Se rasgue, chore, confesse tudo o que tem te enfraquecido. Ele é o nosso porto seguro para todas as situações.


2 – Sonhe e realize.

Sim, se permita sonhar! Tenha seus projetos, planeje e ore por seus objetivos. Sabemos que as bênçãos só vêm até nós pela palavra que Deus dá. Todavia, é primordial que você assuma uma postura ativa na realização dos seus projetos. Assuma uma posição de firmeza. Seja proativo, corra atrás, batalhe pelos seus sonhos.

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.”~ Efésios 1.3

Deus já te abençoou com toda sorte de bênçãos. Te deu capacidade de sonhar e certamente te dará capacidade de realizar. Seja proativo como Jesus.


3 – Seja cheio do Espírito Santo.

“Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e piedade.” ~ Hebreus 12.28

Deus nos dá o reino inabalável que é a tranquilidade de estar com Ele, manifesta quando experimentamos a paz que excede todo o entendimento. Mas isso só é possível quando o nosso maior objetivo é ser cheio do Espírito Santo.


Liberte-se então de toda a religiosidade, de todos os preconceitos e ame o altar de toda a alma. Se entregue totalmente na busca da intimidade com Deus em uma entrega sem reservas.

“Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não sejam como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus. Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor. Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito.” ~ Efésios 5.15-18

Nesses versículos, Deus não está falando do vinho apenas como bebida. O termo representa também as alegrias efêmeras proporcionadas pelo mundo. Podemos nos alegrar com as bênçãos naturais do nosso cotidiano, mas não podemos perder o nosso foco que é encher-nos do Espírito. Saiba escolher suas prioridades. 

“E respondeu-me, dizendo: Está é a palavra do Senhor a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos.” ~ Zacarias 4.6

Não vencemos por esforços humanos, mas pelo poder de Deus. Não confie na sua capacidade nem na sua força. Confie no Espírito de Deus, nosso Senhor dos Exércitos!

Que Deus as abençoe!
 ________________

TEXTO CRIADO EM COLABORAÇÃO COM:

Fernanda Alves Monteiro, 19 anos.
"Senhor, fazei de mim como as ondas do mar,
que fazem de cada recuo um impulso para ir mais adiante..."

*PARA SABER MAIS SOBRE A FER, CLIQUE AQUI.

Um comentário:

  1. shakira barbosa1/24/2017 2:53 PM

    Esse blog já virou meu cantinho favorito.
    Amo o trabalho de vocês, que O Nosso Deus continue abençoando cada uma.Esse texto foi tão maravilhoso que preciso compartilha com as meninas da minha célula hoje. Beeijos <3

    ResponderExcluir