SEM OLHAR PARA TRÁS - RESENHA LITERÁRIA

1 comment
Título: Sem Olhar Para Trás
Autora: Lycia Barros
Gênero: Romance
Páginas: 256
Idioma: Português
Editora: Valentina
Ano: 2016
ISBN: 9788558890083
Nota: 


"Muito jovem, Agatha foge de casa para viver uma grande paixão, mas o romance dos sonhos dura pouco tempo. O marido violento e possessivo é capaz de cometer qualquer loucura para mantê-la prisioneira de um casamento infeliz. Decorridos dez anos, ela vê a oportunidade de mudar seu destino ao decidir fugir com o filho para o pequeno sítio que herda numa cidade do interior. Lá, recomeça a vida envolvida em atividades muito diferentes da sua antiga rotina de luxo. Agatha se afeiçoará ao lugar e fará diversos novos amigos que a ajudarão a se reerguer, e também conhecerá Vicente, ex-campeão de equitação que se viu obrigado a abandonar a carreira. Ambos encontrarão um no outro o amor e a segurança que tanto buscavam. Entretanto, a vida de Agatha continua ameaçada. Somente a mão de Deus poderá impedir que o pior aconteça. Para isso, Agatha precisará encontrá-lO primeiro."


O novo lançamento de Lycia Barros é maravilhoso, com traços típicos do estilo romântico e minucioso da autora, Sem Olhar Para Trás é envolvente, repleto de suspense e de exploração dos sentimentos.

A obra narra a história de Agatha, mãe de Gabriel e casada com Bruno. Logo no primeiro capítulo, temos o relato da fuga de Agatha, que, após ter recebido uma velha casa de herança de uma tia distante, cria coragem suficiente para fugir de casa com seu filho. Cansada de sofrer em um relacionamento extremamente abusivo.

A nova casa de Agatha é em uma cidade interiorana, que se opõe à vida luxuosa que ela tinha em um bairro luxuoso do Rio de Janeiro. Determinada e forte, Agatha enfrenta sua ansiedade e seus medos na busca de segurança e de melhor qualidade de vida para ela e, principalmente, para seu filho Gabriel.

É incrível ver a evolução dela como mulher no decorrer do livro. De jovem abalada e repleta de traumas, ela aprende a encarar os desafios da vida com força e determinação, parando de se culpar pelos males que sofreu.

Durante toda a história, há o relato do pânico que Agatha possui de ser encontrada pelo marido Bruno, um homem extremamente possesivo e violento, que usa de sua riqueza para conseguir tudo o que quer. Esse medo provoca crises de choro constantes, além da persistente sensação de estar sendo vigiada.

É um ótimo livro para abrir os olhos da sociedade sobre a agressão que inúmeras mulheres e crianças sofrem em casa. Esse não é um assunto que pode ser negligenciado, e a autora escreve os abusos emocionais e físicos sofridos por Agatha em relatos tão fidedignos que muitas vezes levam o leitor às lágrimas. O decorrer dessa história conduz tanto os personagens quanto o leitor à mensagem do amor restaurador de Cristo.

Contudo, algo que eu realmente não gostei foi o romance que ocorre no meio da trama. Não darei spoiler, mas no meu ponto de vista, o livro passa, indiretamente, a ideia de que um amor cura o outro. Creio que não foi a intenção da escritora, mas acho importante destacar o quão errôneo é esse pensamento, devido ao grande número de jovens que lêem os livros de Lycia Barros.

Durante a vida de Agatha no interior, ela se envolve com um morador de lá, que, com o tempo, mostra a ela o quão forte ela é e a incentiva a se valorizar e a demonstrar ao mundo o valor que ela tem de forma expressiva.

Na vida real, mulheres e homens que saem de relacionamentos destrutivos devem, antes de se envolver com outra pessoa, tirar um tempo para a cura interior. Um tempo com Deus para entender o valor que eles possuem na perspectiva divina.

Renato e Cristiane Cardoso, no livro Namoro Blindado, fazem a seguinte afirmação, na qual me baseio sobre desse assunto:
“Uma outra pessoa nunca poderá consertar o seu passado nem curar uma ferida em seu interior”
O livro vale muito a pena. É daqueles que você não quer fazer mais nada enquanto não terminar a leitura! Só achei curto demais, mas acredito que era realmente o objetivo ser uma leitura rápida.


Pontos Fortes

  • História envolvente, detalhada e impactante;
  • Retrata objetivamente um assunto sério;
  • Traz à tona a questão da violência doméstica, retratando o pensamento doentio de quem a pratica e a necessidade da vítima não aceitar essa realidade;
  • Trata da importância de escolhermos bem os nossos relacionamentos;
  • Leitura que prende o leitor.

Pontos Fracos

  • Ideia de que um novo amor cura o outro;
  • Poderia ser um livro maior.
Você pode acompanhar a escritora pelo Facebook e no seu site oficial.

Se você já leu Sem Olhar Para Trás, ou pretende ler, conte-nos sua opinião!

Que Deus abençoe!

 ________________
TEXTO CRIADO EM COLABORAÇÃO COM:

Fernanda Alves Monteiro, 19 anos.
"Senhor, fazei de mim como as ondas do mar,
que fazem de cada recuo um impulso para ir mais adiante..."

*PARA SABER MAIS SOBRE A FER, CLIQUE AQUI.

Um comentário:

  1. Nunca tinha visto esse livro, mas fiquei com vontade de lê-lo e resenhá-lo também em meu blog (blogdaliteraturacrista.blogspot.com). Até já adicionei no meu skoob haha. Bjs!

    ResponderExcluir