O CAFÉ DOS ANJOS - MAX LUCADO | RESENHA LITERÁRIA


O CAFÉ DOS ANJOS

Autor: Max Lucado
Editora: Thomas Nelson Brasil
Número de páginas: 206 
Ano de lançamento: 2015 
Idioma: Português
Classificação:  

 " Uma pausa para o cafézinho faz bem. Dependendo da companhia, até transforma.


Chelsea acabou de passar por uma separação conturbada e decide enfrentar o desafio de reconstruir a vida atrás do balcão do Café dos Anjos, um pequeno negócio herdado da família que está a beira da falência. Quando tudo dá errado e ela começa a se perguntar se o universo inteiro conspira contra sua busca por se reerguer, os céus se encarregam de trazer respostas surpreendentes e transformadoras. Max Lucado, autor das mais belas e marcantes páginas devocionais da atualidade, presenteia os leitores com essa obra de ficção fantástica e envolvente. Suas páginas estão carregadas de mensagens bíblicas de esperança, superação e fé, no estilo que faz de Lucado um dos mais aclamados autores da literatura inspirativa e motivacional."


Eu não preciso nem falar muito sobre o Max Lucado, né, gente? Sabemos que ele é de fato um dos mais conhecidos autores de livros devocionais. O nome dele tem peso e a geralmente quando você entra numa livraria evangélica já encontra uma sessão inteira com seus livros. É difícil encontrar alguém que nunca ouviu falar da obras dele. 


Digo isso para que vocês entendam que eu o respeito como autor deste tipo de livros e também para que entendam que a minha expectativa para o primeiro livro de ficção dele estava bem alta.


Eu estava realmente empolgada para esse livro. Confesso que minha empolgação era mais pelo nome do autor do que pela sinopse do livro. Ou pelo próprio nome do livro, (cá entre nós, não é um bom nome!). Quem acompanha o blog sabe que eu estou com esse livro há algum tempo e que comecei a leitura há cerca de um mês. O livro é pequeno, dava pra ler calmamente nuns três dias. Infelizmente, o livro não conseguiu prender a minha atenção e o resultado foi a demora no término da leitura.


Antes de continuar essa resenha, preciso fazer uma ressalva. É difícil criticar livros cristãos, isso porque parece que estamos criticando a mensagem bíblica que o livro carrega e não o livro em si. E isso não é verdade.


Neste caso, a mensagem que o autor quis transmitir é linda. Inclusive, as várias mensagens bíblicas desse livro são lindas. Somos levados a acompanhar a história de Chelsea, seus conflitos após sua separação e a maneira como Deus usa o seu café (local de trabalho) para tocar a vida de muitas pessoas, inclusive a dela e de sua família. A mensagem principal do livro, ao meu ver, é a de que Deus nos conhece intimamente e está atento aos detalhes da nossa vida. Além disso, há uma boa enfase na oração e dependência de Deus.


Mas, ainda que a mensagem seja linda, esse livro é bem fraco.  
Entenda as razões: 


A escrita é excessivamente detalhista e chega ao ponto de ser cansativa. O autor tem uma rotina de descrições em todo começo de capítulo e a ele insiste em descrever ações dos personagens no meio dos diálogos. Só que essas ações dificilmente agregam qualquer coisa para a cena em foco. Isso chega a ser exaustivo e me fez largar o livro diversas vezes.


Além disso, com algumas exceções, a maioria dos personagens são extremamente superficiais. Esse fato impede que o leitor crie qualquer tipo de conexão com eles, algo que faça surgir o interesse em suas histórias. Com isso, surge a sensação do "encher de linguiça". Como se a história dos personagens secundários atrapalhassem a história principal. Dá vontade de pular parágrafos para chegar na história propriamente dita.


Também, não há pontos de destaque na história. Para não mentir, houve uma única cena que me deixou emocionada, e uma cena que me fez rir. Ou seja, a história não te provoca em quase nada, é tão previsível que não arranca nem um tipo de reação. Isso torna o livro bem maçante.


Para um livro tão pequeno, esses são muitos problemas!


Enfim. eu fiquei muito decepcionada com esse livro e  LITERALMENTE me forcei a terminá-lo. A mensagem foi bonita, mas o livro não foi um bom entretenimento ou ensinamento. Infelizmente, "O Café dos Anjos" recebeu nota mínima. 


De novo, pode ser que a culpa seja da minha alta expectativa quando resolvi encarar a leitura. Ainda assim, recomendo que você dê uma folheada no livro e procure outras resenhas por aí antes de tomar uma decisão. =)


E você? Já leu esse livro? Já leu algo desse autor? Então comente sua opinião aqui embaixo! =)
Beijos, fiquem com Deus!

7 comentários

  1. É uma pena ler essa resenha, também estava com muita expectativa para esse livro, por ser do Max Lucado também
    Agora nem sei mais se ainda quero ler :/
    Tomara que, se ele se aventurar pelos romances de novo, se aprofunde mais na história
    Mesmo assim, uma resenha muito bem feita, obrigada por compartilhar sua opinião :)
    Beijinhos flor ;*
    http://ideiascoloridas.tumblr.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu discordo um pouco. É detalhista sim. Mas o livro também nos faz pensar quantas vezes tem tentado nos resgatar e resistimos em decorrência de um duro coração. Eu gostei. E recomendaria. É um livro para te fazer pensar. Não para usar como livro de cabeceira.

      Excluir
  2. Presentei a minha amiga com este livro, mas um dia antes de entregar a ela, li até a página 60. Como você disse, ele é detalhista, nesse ponto do livro não tinha acontecido muita coisa, mas fiquei interessada em saber do restante da história pra entender melhor a mensagem do livro.

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu li o livro, e achei muito bom, recomendo muito ❤

    ResponderExcluir
  4. Oi Karen!
    Eu comprei esse livro faz um tempinho, mas ainda não li. Poxa, uma pena você não ter gostado tanto dele, confesso que desanimei um pouquinho kkk' também estava com altas expectativas, porque amo os outros livros do Max.
    Mas ainda assim vou lê-lo, com expectativas menores hahah', quem sabe eu não me surpreenda gostando dele?!

    Beijos, gostei muito da sua resenha!
    www.colecionandoprimaveras.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu apreciei a leitura. Como já foi citado por alguém, é um livro pra te fazer refletir. Ele conseguiu me prender, mesmo eu já imaginado o final. Mas o que me agregou em reflexões, já faleu à pena.

    ResponderExcluir
  6. Gostei dessa leitura, apesar de concordar com você sobre a escrita, por vezes, prolixa. Acho que não existe uma linearidade na narrativa, porque em partes é bem detalhista e, de repente, o cenário muda. É um pouco complicado de acompanhar, o que faz com que a leitura não flua. Esperava ler em 2 dias, mas li em 6.
    Quanto a mensagem, também achei linda e reflexiva. Só por isso, a leitura valeu a pena e eu recomendo.

    Continue postando. Amo ler resenhas de livros cristãos, antes e depois de le-los. Que Deus a abençoe!

    ResponderExcluir