Você acha que Deus é um ser distante? Você acha que Ele não se importa?

3 comentários


Se você respondeu sim a uma destas perguntas, esse texto pode te ajudar a mudar de ideia. 

Eu estou lendo Êxodo agora, e nestes trechos uma coisa fica muito clara: Deus mostrando ao seu povo quem Ele. Por diversas vezes nós vemos Deus repetindo que endureceria o coração do faraó para que ao final Ele fosse glorificado. (Êxodo cap. 4-15). Eu admito que muitas vezes quando li esses textos eu achava que Deus estava sendo arrogante, não sei explicar, mais ou menos como se ele quisesse ficar "se mostrando". :P

Mas, conforme eu fui meditando no texto eu percebi que Deus não estava fazendo aquilo para ter mais louvores, para que mais pessoas dissessem "Olha só, aquele ali é Deus". Ele estava fazendo aquilo para mostrar ao povo quem Ele era. Pensem comigo, durante anos aquele povo viveu no meio de uma cultura cheia de falsos deuses. O próprio faraó se comportava como se fosse um deus. Ao derrotar os outros deuses, inclusive o faraó, Deus estava mostrando para o povo que Ele era o verdadeiro Deus!

Mas, Ele não parou por aí. ele não foi lá, destruiu tudo e disse "Muahaha, eu sou Deus! Agora me adorem!".

Não. Ao meu ver, derrotar os falsos deuses chamou a atenção do povo. Até os magos do faraó reconheciam que Ele era Deus! Então, quando Ele finalmente chamou a atenção do povo, quando todos entenderam que Ele era e o verdadeiro Deus, ele começou a revelar o seu caráter. Te convido a ler o texto e prestar atenção em tudo o que Ele fazia pelo povo. 

Não apenas mostrou a eles que Ele era Deus, mas começou a mostrar como Ele é um Deus cuidadoso, atencioso. Nos próximos capítulos nós vemos Deus colocando sinais e maravilhas que mostravam seu cuidado, junto com seu poder. Abriu o mar, mando nuvem de dia e coluna de fogo a noite. Mandava a comida, mandava a carne, dava água, etc. Por sinal, isso também estava ensinando o povo a depender dEle, mostrou ao povo que dia após dia Ele estava lá e eles podiam confiar!

Tem um versículo que fala que Deus levou o povo por um caminho mais longo, para evitar que eles batalhassem contra o exército, mesmo o povo estando pronto para lutar. 

Quando o faraó deixou sair o povo, Deus não o guiou pela rota da terra dos filisteus, embora este fosse o caminho mais curto, pois disse: "Se eles se defrontarem com a guerra, talvez se arrependam e voltem para o Egito".
Assim, o Senhor fez o povo dar a volta pelo deserto, seguindo o caminho que leva ao mar Vermelho. Os israelitas saíram do Egito preparados para lutar.
Êxodo 13:17,18

Aí eu te pergunto, esse é o mesmo Deus que mandou as pragas pro Egito, ele não poderia fazer o povo vencer? Com certeza. Então o que o impediu? Ao meu ver foi um cuidado de Deus. Assim Deus estava garantindo que eles receberiam a benção verdadeira, a terra prometida! Que era MUITO melhor que viver no Egito. Só Deus sabe quais seriam as consequências de uma batalha, e Ele decidiu que não era bom pro seu povo que a batalha acontecesse, mesmo o povo estando pronto para batalhar!

Resumindo, existem algumas lições aqui.

1. Deus nos leva pelo caminho necessário para que a mudança na nossa mente aconteça. Ele faz o que tem que fazer pra chamar nossa atenção, e na hora nós podemos não entender e até reclamar, mas no final nós agradecemos porque sabemos que se não tivessemos passado por aquilo, não entenderíamos. (Por sinal, eita povinho reclamão esses israelitas! Só Jesus mesmo...)

2. Deus quer se mostrar a você, mas você precisa querer ver e ouvir. Se você não quiser, ele pode fazer mil maravilhas, mas se você não quiser acreditar, não adianta. Pare e preste atenção! Não tenha um coração duro!

3. Acho que o mais importante, e o que eu quero que você entenda é que, a partir do momento que você entrega sua vida a Deus, Ele estará no controle. Ele tem um plano! Ele vai fazer as coisas acontecerem, ou não, sempre pensando no melhor pra você. Afinal, a vontade dEle é boa, agradável e perfeita! 

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2

Se as coisas não estão acontecendo na sua vida hoje da maneira que você gostaria, podem existir duas causas: 

1. Você está controlando sua própria vida e não está permitindo que Deus a controle por você.
2. Deus está controlando a sua vida e impedindo que isso aconteça. 

Seja qual for a situação, confie nEle! Dobre seus joelhos, fale pra Ele o que você está sentindo. Peça a Ele que te mostre se você está no caminho e se deve fazer alguma coisa ou se deve apenas esperar e confiar. Creia que Ele é um Deus zeloso, isso é, Ele cuida, se preocupa, Ele está atento! Ele se importa mais com a sua vida do que você mesma! 

______________________________________

Agora, algumas explicações!
No começo dessa semana Deus me deu uma palavra e eu pensei "Nossa, vou colocar isso no blog!", só que minha mente estava com outro foco nestes últimos dias. E no meio de tantos projetos eu acabei esquecendo, ou ficava com preguiça parar e dedicar meu tempo a isso. Isso é horrível, eu sei. Perdão, Senhor!

O que me fez lembrar dessa palavra foi este vídeo da Fabiola Melo (clique aqui), ela acabou de liberar. Ela fala um pouco sobre como Deus está atento à nós, como ele se importa. Eu recomendo fortemente que você assista! Vendo Deus usá-la, e vendo ela sendo sensível à voz de Deus e obedecendo, isso me motivou a vir aqui e escrever pra vocês também. (Antes tarde do que nunca!)

3 comentários:

  1. Gostei muito parabens

    ResponderExcluir
  2. Karen, Deus abençoe sua vida e continue te usando poderosamente para falar Sua Palavra. Parabéns pelo seu dom!
    Abraço...

    ResponderExcluir