top of page

Lendo a bíblia: O entendimento natural e o entendimento espiritual

Atualizado: 15 de jan. de 2021


Você já quis ler a bíblia e receber uma revelação sobrenatural? Algo vindo direto de Deus pra você?

Você já desejou entender a bíblia como os grandes pregadores do evangelho a entendem?


Eu já, e com frequência! Várias vezes tive dificuldades para ler a bíblia por achar difícil de entender ou de aplicar. Aí apareciam estas pessoas cheias do Espírito Santo e faziam a bíblia parecer tão fácil! Isso acontece frequentemente comigo quando assisto pregações do pastor Luciano Subirá. Por sinal, se você não o conhece eu recomendo fortemente que você clique aqui para conhecer!


Uma das pregações dele que mais me marcou chama-se “Entendimento espiritual“, na qual ele fala a respeito deste nível de revelação da palavra que vai além de um entendimento natural, é algo mais profundo do que um entendimento lógico ou uma leitura interpretativa. Ou seja, algo é diferente de simplesmente ler “não matarás” e entender que isso é um mandamento. Ele fala a respeito desta revelação, deste entendimento sobrenatural da palavra. 


Eu não vou entrar em detalhes porque a pregação é longa, mas eu recomendo que você assista porque ela mudou a maneira que eu enxergava a bíblia!


Enfim, eu assisti esta pregação há uns 3 meses e durante uma semana eu ouvia ela uma vez por dia. Depois eu acabei deixando o assunto de lado. Até que hoje enquanto eu estava cortando legumes (sim, você não leu errado! haha), eu meditava numa outra pregação deste pastor e acabei lembrando desta pregação “entendimento espiritual”. Eu estava impressionada pelo nível de revelação do pastor em ambas as pregações, então eu orei e disse:


“Deus, como eu faço pra viver esse nível de revelação da sua palavra? O que eu preciso fazer pra que o Senhor me fale desta maneira? Eu quero algo sobrenatural, eu quero mais do que simplesmente ler a bíblia e entender ela com a minha mente. Como eu faço para entender a palavra como esses grandes pregadores?”

Nesse momento o Espírito Santo trouxe a minha mente o seguinte versículo:


E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. – Mateus 25:21 (ARA)


“O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor! ’” – Mateus 25:21 (NVI)


Durante muito tempo eu olhei para este versículo e a única coisa que eu entendia era a aplicação lógica, a respeito de finanças. Mas hoje quando o Espírito Santo trouxe este versículo a minha mente eu entendi que era a resposta a minha oração. Deus estava me dizendo que se eu fosse fiel no pouco, isto é, se eu me esforçasse para ler a bíblia e obedecer àquilo que eu entendo de forma natural, Deus será fiel comigo e me colocará sobre o muito, isto é, Deus me levará a este lugar de revelação da palavra!


E quando eu parei para pensar eu vi que isso faz todo o sentido. Não tem porque Deus me dar grandes revelações da palavra se eu não me esforçar para obedecer e colocar em prática o pouco que eu entendo. Esse entendimento apenas aumentou a minha vontade de entender ainda mais a bíblia!


Por fim, o que eu quero te dizer hoje é: se você também sente esta fome por entendimento da palavra de Deus você precisa ser fiel no “pouco”! Precisa se esforçar para obedecer e para viver em santidade, abra mão das pequenas coisas que te afastam de Deus. Pare de ser tolerante com o pecado. Medite na palavra e se esforce pra entender e aplicar este entendimento na sua vida. Quando você fizer isso, Deus será fiel e lhe dará a revelação que você deseja!

296 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page