É pecado falar mal dos outros?

1 comment


Essa pergunta pode parecer óbvia para alguns, mas aparentemente não é tão óbvia assim para outros.
Vamos ver o que a bíblia nos diz a respeito disto?


Irmãos, não falem mal uns dos outros. Quem fala contra o seu irmão ou julga o seu irmão, fala contra a Lei e a julga. Quando você julga a Lei, não a está cumprindo, mas está se colocando como juiz.
Há apenas um Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e destruir. Mas quem é você para julgar o seu próximo? - Tiago 4:11,12
Toda a lei se resume num só mandamento: "Ame o seu próximo como a si mesmo".
Mas se vocês se mordem e se devoram uns aos outros, cuidado para não se destruírem mutuamente. - Gálatas 5:14,15

Bom, ler estes versículos nos dá um entendimento bastante claro sobre o assunto. Não podemos falar mal uns dos outros, porque, quando fazemos isto estamos nos colocando no papel de juízes e este papel pertence somente a Deus.

Eu particularmente tenho um problema com gente que fala mal dos outros. De verdade. Sempre tive, desde muito pequena eu nunca suportei isso. Quem me conhece sabe que eu sou conhecida como "a chata" porque se estiverem falando mal de alguém, eu vou fazer algum comentário a respeito desta conduta. Não gosto, simples assim. Mas, depois que eu entendi o que a bíblia fala sobre isso o assunto se tornou ainda mais sério.

Apenas um comentário: falar mal de outras pessoas é sinal de falta de amor, afinal, ninguém gostaria que o inverso acontecesse. Além disto é sinal de um coração cheio de falsa sabedoria, afinal, ninguém conhece tudo a respeito da pessoa de quem está falando, apenas Deus conhece, e ele não a julga, porque alguém se acharia no direito de fazer isso?

Lembrando que não estamos falando que devemos concordar com todas as condutas de todas as pessoas, apenas que, se você esta vendo o seu irmão pecar deve ir falar COM ELE e não DELE para os outros.

Tomem cuidado. "Se o seu irmão pecar, repreenda-o e, se ele se arrepender, perdoe-lhe. - Lucas 17:3

Antes de terminar esse texto, eu quero  te convidar a examinar o seu coração e as suas palavras. Na próxima vez que você estiver na sua roda de amigos preste atenção nas suas conversas e analise se elas estão em acordo com os versículos acima descritos, e então pergunte ao Espírito Santo o que fazer.

Um comentário: